quinta-feira, 31 de maio de 2018

O QUE SERÁ AMANHÃ!



AGORA É A VEZ DAS CORREÇÕES

            Urgente e indispensável - agora é a vez das correções. 
       Comecemos com um estudo sério da Reforma Tributária, assunto badalado há mais de 50 anos, mas sistematicamente postergado para dar lugar a simples remendo, geralmente para melhorar o volume arrecadatório do Estado, sem qualquer consideração ao contribuinte. 
          Temos, indiscutivelmente, uma das maiores cargas tributárias do mundo e, certamente, a pior distribuição da receita arrecadada, para não falar na burocracia retrógrada adotada, dificultando a arrecadação e confundindo o contribuinte, numa salada amarga. 
        O assunto deve merecer uma convocação geral de todas as forças envolvidas no binômio contribuinte x fisco, cuja convivência sucumbe na hipertrofia do poder tributante e fragilidade do segmento contribuidor. 
          Fui professor dessa matéria por quase meio século. Combati o bom combate, sugeri, aconselhei, julguei, mas confesso que pouco sucesso foi possível obter. 
          Agora, já no ocaso da vida nada mais posso fazer, pois não sou mais convocado para os embates, haja vista que sempre demonstrei a minha autonomia na discussão de tais problemas e reprimi o exagero fiscal que sufoca o povo brasileiro. 
        Temos excelentes tributaristas e uma juventude ávida para encontrar rumos novos saneadores desse panorama aterrador, quando temos o trabalho de comparar o preço de uma mercadoria ou objeto de integral essencialidade e nos deparamos com a exacerbação da carga por eles sofrida. 
          Recentemente, com a Revolução dos Caminhoneiros, houve o despertar para a busca de caminhos mais seguros. Resta-nos reconhecer nossos defeitos e iniciarmos uma frente ampla para a busca de soluções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário