domingo, 15 de janeiro de 2017

OUTRAS CARTAS DE COTOVELO – 05- 15/janeiro/2017
Por: Carlos Roberto de Miranda Gomes, veranista e escritor
       

    

Esta carta de hoje tem o escopo de registrar ações saneadoras para situações especiais que afligem moradores e veranistas todos os anos, notadamente nos vetores segurança, iluminação das ruas, acessibilidade e limpeza pública.
     Neste 2017 que se inicia já registramos algumas soluções satisfatórias com o somatório de esforços entre o público e o privado no que diz respeito à segurança da praia de Cotovelo e cercanias através de um projeto de segurança 24 horas, elaborado pela PROMOVEC e executado pela Master Segurança, com rondas motorizadas, colocação de câmeras em pontos estratégicos, com o apoio da Polícia Militar, para a qual os associados estão contribuindo para reposição eventual de peças dos veículos que nos servem nas ocorrências policiais.
   Diariamente são disponibilizadas informações sobre os acontecimentos, com o mapa das rondas e fotos de ocorrências coletadas pela Central da Master e publicadas no grupo de WhatsApp.
    Contudo, infelizmente, ainda não temos a mesma eficiência na administração do Presídio de Alcaçuz, vivendo neste final de semana uma rebelião sem precedentes e cuja avaliação ainda está em andamento. Certamente, o ideal será a relocalização da Penitenciária para um local mais adequado, construído com a técnica mais moderna, ficando o prédio atual para o atendimento, por exemplo, de uma Central de Abastecimentos premiando o lugar com a sua tradicional destinação – produção de hortifrutigranjeiros, eis que ali funcionou um primitivo assentamento comunitário entre japoneses e brasileiros para atividade de agricultura. Vamos insistir nisso!
   Quanto à iluminação pública, ainda não alcançamos o mesmo sucesso do ano passado. No entanto, em razão da colocação das câmeras têm sido mais eficiente a fiscalização das ruas, facilitando a localização de irregularidades de variados matizes – fatos estranhos à normalidade como veículos em atitude suspeita, colocação de lixo, postes com lâmpadas queimadas e assim por diante.
        Sobre a mobilidade urbana devemos aplaudir a iniciativa do DETRAN ao disponibilizar uma terceira via de acesso às praias do sul nos dias previstos de grande movimentação, dando segurança e comodidade aos que transitam pelo nosso litoral sul, já com avaliação positiva, enquanto se espera a solução definitiva com a construção da superestrada de acesso contornando Pium até Piranbúzios.
    Por fim a limpeza pública sobre a qual podemos confirmar a regularidade da coleta feita pela Prefeitura Municipal de Parnamirim e a colaboração da PROMOVEC que fixou lixeiras em vários pontos da praia, distribuindo panfletos orientadores aos visitantes e realizando periodicamente mutirões de limpeza da orla pelos associados e membros da comunidade, com a ajuda dos jovens do Projeto Attitude, tudo terminando numa confraternização dos voluntários na sede com um lanche reparador.
     Esse caminhar solidário da população com o Poder Público é resultado concreto da evolução da nossa consciência de cidadania.
     Estamos todos de parabéns.
       

Nenhum comentário:

Postar um comentário