domingo, 2 de agosto de 2015


UM DOMINGO DE SOL

          De repente, não mais que de repente, o dia amanhece com o sopro de uma brisa litorânea, misturada aos raios de um sol promissor para este dia que começa, a teor dos cânticos de pássaros hospedeiros do meu jardim.
          Levanto-me, preguiçosamente, como há muito não acontecia, eis que o sono, inusitadamente, tornou-se meu aliado no dia que findou.
          Indaguei o motivo de tanta disposição para o iniciar a labuta? após um início de sábado tormentoso, onde estive ameaçado de "visitar" um hospital!
          Com muita dificuldade despertei para os fatos mais vizinhos da minha vida e do contexto político-social do nosso Estado, elencando alguns aspectos que entendi apropriados para desabafar, ainda remanescentes da leitura dos últimos jornais e noticiários da TV.
Primeiro - a deplorável atitude de um vereador de Natal que resolveu despejar suas frustrações contra um Juiz íntegro, da minha amizade, por quem testemunho lisura, coragem e competência: Dr. Luiz Alberto, ao mesmo tempo em que lhe ofereço irrestrita solidariedade. 
Em segundo lugar - as repugnantes atitudes autoritárias de alguns chefes de Poder ou Órgãos, desprezando as regras da conciliação e entendimento, impondo a força, tão bem representada na frase consagrada "é difícil a convivência com quem pode mais do que sabe". 
Terceiro - O descaso com as coisas da cultura, deixando à mendicância organismos vivos da tradição de albergar conhecimento e difundir a história, como é o caso do nosso IHGRN que atravessa dificuldades financeiras para a sua manutenção. Quarto, o recuo inexplicável na solução dos problemas das Casas dos Estudantes do Estado, com redução da perspectiva de um esperançoso futuro para os seus associados, num conflito inusitado com os gastos destinados aos que cumprem pena pelo desrespeito à convivência social. 
Quinto - A frustração da segurança, tornando um risco a vivência do cotidiano laboral e social da nossa cidade. 
Sexto - Exercício de autoridades contra as ações normais da ordem pública, insistindo na carteirada "Você sabe com quem está falando?". 
Sétimo - as luzes tênues da economia e das finanças do país e do Estado dando-nos a sensação de retorno aos dias difíceis com o dragão da inflação e perspectivas pífias de uma volta à normalidade. 
Oitavo - O início das comemorações dos novos formando da UFRN às voltas com as perspectivas de dias melhores e o devaneio dos sonhos de uma amanhã melhor para nossa sociedade. Têm o meu apoio e aplauso. Sonhar é preciso! 
Nono - A necessidade de cultuar o Segundo Mandamento de JESUS: "Amarás o teu próximo como a ti mesmo".
 que induz ao amor em todas as dimensões, única forma de tornar o mundo capaz de abrigar as criaturas com dignidade. 
Décimo - DEUS, antes e depois de tudo.

P.S. Desculpem, parece que ainda não acordei integralmente e o cérebro ainda decide o que fazer hoje, enquanto volto ao ventre da minha velha rede nordestina. 
BOM DIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário