quinta-feira, 20 de junho de 2013



O MOVIMENTO É DE "AVERA"

CARLOS ROBERTO DE MIRANDA GOMES, escritor


Não devemos mudar o foco do tema mais evidente neste momento da vida brasileira - os protestos reivindicatórios do povo, num verdadeiro "grito das ruas", onde a um só tempo se protesta contra o esquecimento dos anseios dos que fazem o País com o seu trabalho e se reivindicam melhorias para o transporte coletivo, mobilidade urbana, segurança eficiente, saúde plena, educação efetiva, contra a corrupção arraigada no corpo das administrações, obrigando aos que governam o Brasil, em todas as suas esferas, a meditarem sobre os acontecimentos.
Resultados já são evidentes com a redução das tarifas de ônibus e metrô pelos estados formadores do eixo Rio - São Paulo e várias outras capitais dos estados brasileiros. Os discursos estão mudando!
Esse proceder demonstra que era possível racionalizar os preços sem a necessidade de uma revolta popular, representando a prova definitiva do descaso para com os usuários, verdadeiros representantes do progresso de qualquer nação.
A recente determinação legal de obrigatória discriminação nas notas fiscais do elenco dos impostos pagos em cada mercadoria adquirida demonstra a afronta à capacidade contributiva do cidadão, que suporta uma carga tributária desumana sem a contrapartida no mesmo patamar da obrigação fiscal.
Ainda ontem, como se fora uma brincadeira, em meio a tantos protestos pela melhoria da qualidade dos serviços públicos, repartições encarregadas de serviços essenciais fecharam as suas portas para que os seus funcionários pudessem assistir o jogo. O próprio Congresso Nacional assim agiu!
Os políticos, cumprindo a sua natureza demagógica, insistem em querer aparecer na mídia com os loiros do movimento, com declarações bombásticas de apoio, proclamando que isso é prova da democracia, parte essencial do processo democrático; encontro aos anseios da sociedade; direito constitucional.
Precisamos, antes de tudo, saber distinguir o joio do trigo, separando a massa que reivindica com legitimidade, dos aproveitadores baderneiros que maculam o processo democrático.
Nos movimentos de São Paulo identificaram um vândalo destruindo bens do patrimônio público e histórico que, incoerentemente, correspondia a um estudante de arquitetura, precisamente a profissão que mais luta pela preservação estética dos bens. Esse deve, de forma definitiva, ser banido dessa nobre profissão.
Em verdade, todas as forças da política partidária e da opção ideológica estão convergindo numa direção única, conforme demonstram os dois artigos que publicamos neste blog, um de um Militar de patente superior e outro de um senador da República, em discursos que se completam. Até onde isso será possível?
Hoje Natal anuncia a sua marcha de protesto, neste torrão que tem tanta história de heroísmo ao logo da vida republicana. Aguarda-se que prevaleça o nacionalismo, o patriotismo, a ordem e o respeito, dando assim legitimidade ao grito que é de todos e na direção da evolução do País.
Fiquem bem alertas - o movimento agora é de "avera"!

Nenhum comentário:

Postar um comentário