sexta-feira, 29 de março de 2013

Sexta Feiera da Paixão

SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO DO SENHOR
Invitatório
Ant. Cristo, Filho de Deus, resgatou-nos com o seu Sangue: Vinde, adoremos.
Salmo invitatório: Ordinário.
Ofício de Leitura
Hino.
Salmodia
Ant. 1 Revoltam-se os reis da terra e os príncipes conspiram juntos, contra o Senhor e contra o seu Ungido.
Salmo 2
 1 Porque se agitam em tumulto as nações *
e os povos intentam vãos projectos?
 2 Revoltam-se os reis da terra *
e os príncipes conspiram juntos †
contra o Senhor e contra o seu Ungido:
 3 «
Quebremos as suas algemas *
e atiremos para longe o seu jugo».
 4 Aquele que mora nos céus sorri, *
o Senhor escarnece deles.
 5 Então lhes fala com ira *
e com sua cólera os atemoriza:
 6 «Fui Eu quem ungiu o meu Rei *
sobre Sião, minha montanha sagrada».


12 Haverá no sepulcro quem fale da vossa bondade, *
ou da vossa fidelidade no reino dos mortos?
13 Serão conhecidas nas trevas as vossas maravilhas, *
na terra do esquecimento a vossa justiça?
14 Eu, porém, clamo por Vós, Senhor; *
de manhã, a minha oração sobe à vossa presença.
15 Porque então me afastais de Vós, Senhor, *
porque escondeis de mim o vosso rosto?
16 Infeliz de mim que agonizo desde a infância, *
já não posso mais suportar os vossos castigos.
17 Sobre mim passou a vossa ira, *
e os vossos terrores me aniquilaram.
18 Como vagas me cercaram o dia inteiro *
e todos juntos caíram sobre mim.
19 Afastastes meus amigos e companheiros, *
só as trevas me fazem companhia.
Tércia
Ant. Era a hora de Tércia, quando crucificaram Jesus.
leitura breve Is 53, 2-3
Cresce diante do Senhor como um rebento, como raiz numa 
terra árida, sem distinção nem beleza para atrair o nosso olhar, 
nem aspecto agradável que possa cativar-nos. Desprezado e 
repelido pelos homens, homem de dores, acostumado ao sofrimento, era como aquele de quem se desvia o rosto, pessoa 
desprezível e sem valor para nós.
V. Nós Vos adoramos e bendizemos,
Senhor Jesus Cristo.
R. Que pela vossa santa cruz remistes o mundo.
Sexta
Ant. Desde a hora de Sexta até à hora de Noa, houve
trevas sobre toda a terra.
SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO DO SENHOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário