sábado, 13 de outubro de 2012

SALVE A CULTURA

Carlos Roberto de Miranda Gomes, advogado e escritor

Tão logo divulguei o meu artigo "Um País sem alma", de pronto recebi o protesto do meu amigo Eduardo Gosson, afirmando que a UBE-RN estava ao meu lado.
Retornei, esclarecendo que fiz referência às instituições públicas, querendo ressalvar que, graças a Deus, nunca deixei de contar com o apoio e a consideração dos meus ilustres pares das entidades culturais do Estado - ainda bem, pois o contrário seria a minha morte.
Nesses últimos anos venho dedicando minha atenção para várias entidades culturais da terra potiguar, colaborando efetivamente com meu trabalho, minutando estatutos, dando sugestões, propondo homenagens e reconhecimentos e até disponibilizando algum recurso dentro dos meus padrões.
Destaco, com especial alegria, a UNIÃO BRASILEIRA DE ESCRITORES que com sacrifício de alguns dos seus dirigentes, notadamente EDUARDO GOSSON e LÚCIA HELENA, vêm mantendo o seu nome altaneiro na mídia natalense, dando mostras de vitalidade.
Espero que o V Encontro de Escritores Potiguares seja mais um sucesso e consagre a administração atual, que tanto tem feito pela nossa cultura.
Também destaco o dinamismo de ORMUZ BARBALHO SIMONETTI, do INSTITUTO NORTE-RIOGRANDENSE DE GENEALOGIA, que conseguiu um lugar no anexo do IHGRN para suas reuniões, antes feitas em meu escritório, o que me ofertava invulgar satisfação, tendo publicado a sua Primeira Revista. No mesmo caminho a ACADEMIA DE LETRAS JURÍDICAS DO RN, que na gestão ODÚLIO BOTELHO publicou, também, a sua Primeira Revista e agora retorna ao comando do Acadêmico ADALBERTO TARGINO de quem muito se espera.
O INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO RIO GRANDE DO NORTE, liderado pelo grande escritor e humanista JURANDYR NAVARRO é outra instituição que tem permitido a minha colaboração e a quem já ofertei o meu trabalho com o novo estatuto e estou participando de chapa para a sua nova fase.
Outra instituição da qual muito me orgulho é a ACADEMIA MACAIBENSE DE LETRAS, agora comandada pelo Magistrado CÍCERO MACEDO e que deu início a publicações sobre os seus Patronos, para conhecimento, em especial, da rede escolar do Município, já tendo inaugurado com publicações dos Acadêmicos ARMANDO HOLANDA, ANDERSON TAVARES e UBIRAJARA MACEDO, devendo ser lançado o meu ensaio sobre ALBERTO MARANHÃO no próximo dia 18, no Teatro da Ribeira.
A par dessas entidades, já está em fase de registro a FINSC - Federação das Instituições Culturais do Rio Grande do Norte, ideia de Jurandyr, concretizada por Diógenes, da qual serei o Secretário-Geral.
Tenho mantido, ainda, estreito relacionamento com a ACLA, criada por PEDRO SIMÕES e já estou colaborando com a futura ACADEMIA DE LETRAS MILITARES DO ESTADO, tendo à frente o Coronel Ângelo e dando sugestões para uma fundação que pretende criar o jornalista e amigo FRANKLIN JORGE.
Isso tem sido a minha motivação para vencer o cansaço da idade e os destemperos da saúde. E assim será até a minha viagem final, se Deus o permitir.
OBRIGADO AOS AMIGOS PELA COMPREENSÃO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário