terça-feira, 7 de agosto de 2012


RIO GRANDE DO NORTE - 511 ANOS


Aniversário do Rio Grande do Norte 

Jurandyr Navarro, procurador do Estado, aposentado, e presidente do Instituto Histórico e Geográfico do RN

Data: 04 agosto 2012 - Hora: 18:01 - Por: Portal JH
Transcorre na próxima terça-feira, dia 7 de agosto do ano em curso, mais um aniversário do Rio Grande do Norte, data fixada através da Lei n° 7.831, de 30 de maio e 2000, originária do Projeto de Lei apresentado pelo então deputado estadual, Valério Mesquita e sancionada pelo então governador Garibaldi Alves Filho.
A sugestão dessa data histórica foi do historiador Marcus César Cavalcanti de Morais, atualmente sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico. A proposta vitoriosa do publicitário, dirigente da Revista Foco, uma das mais conceituadas do torrão potiguar, foi baseada no fato histórico da chantadura do Marco de Touros, a 07 de agosto de 1501, na posse colonial do Brasil, na praia de Touros.
Presentemente o Marco se encontra sob a guarda do Museu do Forte dos Reis Magos, achando-se uma réplica no Instituto Histórico.
Este ano a marcante data será homenageada pela nossa “Casa da Memória”, com uma Feira de Livros, “Primeira Feira Potiguar de Literatura”, durante os dias sete a dez do presente, podendo se estender por mais alguns dias. A louvável iniciativa foi do mencionado Marcus César Cavalcanti de Morais, que dirigirá este evento literário.
No decorrer deste mês de “Agosto da Alegria”, patrocinado pela Secretaria da Cultura, o Instituto Histórico realizará um Encontro de intelectuais a partir do dia 22, “Dia do Folclore”, espécie de “Mesa Redonda”, composta de Homenageados – Manoel Rodrigues de Melo, Câmara Cascudo, Veríssimo de Melo, Gumercindo Saraiva, Celso da Silveira, Hélio Galvão, Humberto Peregrino, Raimundo Nonato da Silva e Deífilo Gurgel. E respectivos Palestrantes: Geraldo Queiroz, Anna Maria Cascudo Barreto, Severino Vicente, Gutenberg Costa, José Arno Galvão, Diógenes da Cunha Lima, Jurandyr Navarro e Yaperi Araújo.
Constará, também, de Exposição de Obras dos Homenageados e dos Palestrantes. O Encontro mediará entre o dia 22 a 30 do mês em curso.
A idéia deste evento partiu do Sócio Gutenberg Medeiros Costa, conhecido folclorista, de vários livros publicados, sobre o assunto.
Nesse espaço de tempo será dado nome de ‘dois historiadores a duas “Salas de Leitura”, localizadas no imóvel do Memorial “Oriano de Almeida” – Sala “Nestor dos Santos Lima” e Sala “Enélio Lima Petrovich”.

A partir do mês de setembro, a presidência do Instituto Histórico promoverá um ciclo de Palestras, intitulado “História e Cultura”. A primeira Palestra será proferida pelo Sócio Efetivo, Edgar Dantas, subordinada ao título: “Memória da Engenharia do Rio Grande do Norte”.
As referidas conferências terão tempo indeterminado prosseguindo até o final do mandato da atual diretoria. Um novo número da Revista da instituição está recebendo matéria final do presente semestre.
O salão nobre da “Casa da Memória” foi enriquecido, recebendo a aposição do retrato do comendador Luis da Câmara Cascudo, doação da ilustre família. Em dias que virão, o salão será emoldurado com a imagem fotográfica do historiador Floriano Cavalcanti, do comendador Otto Guerra e do intelectual Henrique Castriciano.
São nomes que honraram e continuam a honrar a cultura histórica do nosso querido Rio Grande do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário