NOITE INOLVIDÁVEL
Neste 28 de agosto vivemos uma noite marcante para os amantes da poesia, com a realização de um encontro de FELIX CONTRERAS, poeta cubano, que veio ao Rio Grande do Norte receber homenagem da academia Norte-Rio-Grandense de Letras e União Brasileira de Escritores deste Estado.
A abertura singular, posto que feita em versos declamados, alternadamente, por Eduardo Gosson e Lúcia Helena, em seguida a apresentação do poeta cubano e a distribuição de poemas em uma cesta cultural levada pelas mãos dos anfitriões até o pequeno público presente, com a leitura de cinco deles pelos convidados, em traduções feitas pelo poeta Horácio Paiva.
Na sequência, a palestra de CONTRERAS, com peculiar estilo, dissertando sobre a história da poesia em Cuba, desde a sua colonização, até os períodos das guerras de independência, com a temática social e da fase dar revolução Castrista e da atualidade.
Em suas referências e citações, ocorreram intervenções dos acadêmicos Nelson Patriota e Paulo de Tarso, este último, pelo profundo conhecimento da poesia cubana chegou a emocionar o palestrante que o abraçou carinhosamente, demonstrando a sua incontida alegria em dialogar em padrão tão elevado.
Ao final autografou dois dos seus trabalhos - "Eu conheci Benny Moré" e uma coletânea artesanal de poemas brasileiros.
Foi uma noite inolvidável, sem faltar um solista ao teclado executando músicas latinas do agrado de todos.
Após uma noite de sono tranquilo, acordei e escrevi o que agora transcrevo:
VIDA
Profunda, quase abissal,
infinita, quase eterna,
alegre ou aflita.
Começa e, paradoxalmente,
em átimo de tempo, termina.
Retorna?
Mistério profundo,
quase abissal!
Nenhum comentário:
Postar um comentário