sábado, 24 de março de 2012


É VERDADE TERTA! CHICO SE FOI!
Carlos Roberto de Miranda Gomes, advogado e escritor
O Brasil perdeu nesta sexta-feira 23 de março, um de seus maiores humoristas, ídolo de várias gerações, com a idade de 80 anos, após padecer de enfermidade grave, que tirou a placidez de sua alegria desde novembro do ano passado.

A sua verve de humor não retirava a responsabilidade pelo interesse na vida política do País, tanto que causava preocupação aos políticos quando criava personagens imitando a situação real (Senador Paulo Jeton).

Dele são frases marcantes: "Os políticos têm medo do passado"

Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho nasceu no município de Maranguape, Ceará, no dia 12 de abril de 1931, cidade que fez ficar conhecida em todo o Brasil, embora tenha vindo com a família para o Rio de Janeiro, quando ainda tinha oito anos.

Já era aplaudido pelos amigos com as imitações que gostava de fazer e com 14 anos, passou a frequentar programas de calouros em rádios do Rio e São Paulo, em especial o "Programa Ary Barroso", "Hora do Padre" e "Trabuco", de Vicente Leporace.

Paralelamente ao desenvolvimento dos seus dotes artísticos, não esqueceu o estudos e ingressou na Faculdade de Direito, embora não tenha concluído o curso.

Profissionalmente começou na Rádio Guanabara, desenvolvendo dotes diversos,como ator, locutor, redator e comentarista esportivo. Contudo, sua consagração aconteceu em verdade nos shows e comédias, ao lado de Grande Otelo, Chocolate e Luiz Tito, embora tenha trabalhado em algumas novelas da TV Globo, como "Caminho das Índias" (2009), "Pé na Jaca" (2007) e "Sinhá Moça" (2006).

O maior sucesso de Chico Anísio aconteceu na criação de grande número de personagens, mais de 200, cujos os mais marcantes foram: “Professor Raimundo”, criando Programas como "Chico Anysio Show", "Chico City", "Estados Unidos de Chico City", "Chico Total" , "Escolinha do Professor Raimundo" e “Zorra Total”, onde apareceu até próximo do seu internamento, mandando recados para a Presidenta Dilma através de Dona Salomé. Outros,como Popó, Kori, Pastor Tim Tones, Alberto Roberto, Silva, Gaspar, Bozó, Bexiga, Tavares, Urbulino, Nazareno, Dr. Saraiva, Padre Santo, Justo Veríssimo, Haroldo, Painho, Bento Carneiro, Pantaleão, Namit, Coalhada, Azambuja, Coronel Limoeiro entre muitos outros que ficarão na história do Teatro, do Rádio, da Televisão e do Cinema.

Quando o seu estado de saúde foi se agravando, fazia tiradas humorísticas do fato, embora existisse por trás uma verdade: "Sobrevivi a isso tudo porque sou forte, sou nordestino. Não tenho medo de morrer. Só acho uma pena, quando ainda tenho tanta coisa a fazer, para ver, tanto filho para ajudar, tanto neto... Mas, um dia, vou morrer. Não posso lutar contra o inevitável”, declarou ele ao jornal "O Globo" depois de passar 110 dias internado.

O seu talento também se espraiou em outros dotes, como, compositor e cantor (Trio com Arnaud Rodrigues e Renato Piau –Baiano e os Novos Caetanos), escritor, pintor, radialista, comentarista e diretor. Brindou o Brasil com mais de 10 mil espetáculos.

"Tiro os personagens da vida, do que meus olhos veem nas calçadas, nos campos de futebol, nos estúdios, nas casas que frequento, nos restaurantes. O mundo é minha inspiração", dizia ele.


Era torcedor do Vasco da Gama, contrariando uma família composta de botafoguenses.

(foto TV Globo)
Era um homem caseiro e teve alguns casamentos (Nancy Wanderley, atriz; Rose Rondelli, vedete; Alcione Mazzeo, atriz; Regina Chaves, atriz e cantora; Zélia Cardoso de Mello, economista e Malga de Paula, empresária - última esposa de Chico, com quem o humorista não teve filhos).Seus 9 filhos (sete biológicos:Lug de Paula, Nizo Neto, Rico Rondelli, Bruno Mazzeo, Cícero Chaves, Rodrigo e Vitória) e dois foram adotados (Duda Anysio e André Lucas), cuja maioria manteve a linha do pai famoso.

Para Chico Anysio o humor é uma característica genética. "Meu primeiro sorriso certamente foi por alguma coisa feita por meu pai - a pessoa mais engraçada que conheci no mundo. Ele não dizia uma frase sem uma piada no meio. Eu me orgulhava dele e posso afirmar que talvez nunca tenha pensado em me tornar um artista - queria ser amado como ele era pelos clientes, operários e amigos. Ele sempre ficava no meio de uma roda, todas as pessoas com olhos fixos nele e, volta e meia, explodindo em estrepitosas gargalhadas. Ele era um humorista e não sabia".
Chico Anysio (foto: José Cruz / ABr)


Um comentário:

  1. Prezado Carlos,

    Recebi através do amigo Wellington Leiros, e-mail com o seu artigo muito esclarecedor,
    sobre o nosso maior humorista, o grande Chico Anísio.
    Apenas no intuito de esclarecimento, informo que Chico Anísio foi parceiro do nosso
    conterrâneo, Hianto de Almeida e dessa parceria surgiram 34 composições.
    Essa informação consta do Livro de Leide Câmara “A bossa nova de Hianto de Almeida”,
    na página 88 “Hianto e parceiros musicais”.
    Um bom domingo.
    Genilson Galvão
    Telefone: (84) 3234-0841
    Celulares: (84) 9985-6839 e 9449-1410
    E-mail: genilsongalvao@supercabo.com.br

    ResponderExcluir