quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

 


Cartas de Cotovelo – Verão de 2023 – 6

Por: Carlos Roberto de Miranda Gomes

GLORIOSA MARIA

Esta minha Carta de hoje não representa nenhuma súplica ou oração a Maria nossa mãe Gloriosa, mas uma singela homenagem a uma vivente que partiu, deixando exemplo e saudade – GLORIA MARIA DA SILVA, carioca de Vila Isabel, da cidade Maravilhosa do Rio de Janeiro, onde nasceu e viveu (15 de agosto de 1949 – 02 de fevereiro de 2023). 73 anos de vida intensa e marcante.

A imortalidade, não necessariamente, decorre daqueles ou daquelas que ingressaram em alguma Academia, mas os que deixaram frutos perenes escritos ou exemplos ofertados no correr da vida, que impõem servir de exemplo para o todo e sempre.

GLÓRIA MARIA era uma dessas criaturas. Jornalista que se notabilizou pela competência, destemor, inovação, humanidade e companheirismo.

Não tive a felicidade de conhecê-la pessoalmente, mas desde o começo de seu ingresso na Televisão cativou a atenção dos telespectadores e logo ocupou um lugar de destaque dentre os integrantes da comunicação televisiva.

Com finesse incomum, soube escolher a temática dos seus múltiplos trabalhos, realizados com criatividade e coragem.

Lembro da atenção que passei a dar às suas reportagens e comentá-las no sofá de casa com a minha Therezinha, que também a admirava.

O caminho de Glória Maria no jornalismo teve início quando ainda estudante universitária. Com muito esforço, sacrifício até, conciliava a sua profissão com empregos que lhe garantiam a sobrevivência.

Depois foi funcionária da Globo (1970), onde ofertou a sua fidelidade até a viagem final, fazendo o registro de sua presença nos acontecimentos mais importantes da história do Brasil e, também de países estrangeiros de então, entrevistando, desde as pessoas mais simples até a imponência dos advindos de família real, de astros, esportistas e heróis que se destacaram nesse mundo de meu DEUS.

Na Globo, participou dos programas mais icônicos, incluindo a apresentação, por 10 anos, de O Fantástico.

No correr da vida resolveu adotar Maria e Laura, às quais ofertou uma educação exemplar, sem exposição ao público.

Foi pioneira na altivez de defesa da raça negra, mostrando a sua extraordinária competência com coragem e determinação.

Aqui, apresento o meu profundo sentimento pela partida de tão estimada pessoa, a quem, enquanto vida tiver, não deixarei de lembrar.

Deus a receba em sua Casa Celestial.


2 comentários:

  1. Com certeza papai o nosso Pai Santíssimo a receberá e irei orar por ela na espiritualidade e filhas que sentirão muito a falta da mãe🙌🏻🙌🏻

    ResponderExcluir
  2. Foi uma gigante. Uma lenda, como disse uma de suas colegas.

    ResponderExcluir