sexta-feira, 1 de outubro de 2021

 


Minhas Cartas de Cotovelo – versão de 2021-43

Por: Carlos Roberto de Miranda Gomes

       No vocabulário da natureza, a Primavera é o começo de um novo ciclo, que representa um nascimento.

       É o momento em que as plantas e a própria natureza se tornam exuberantes para outro processo de renascimento.

       Nesse clima de um sol primaveril, no primeiro dia de outubro, um espírito partiu para seu último voo deste plano terreno, que aqui foi uma artesã – Dona SOCORRO, minha vizinha da Rua Parnaíba de Cotovelo.

       Em seu corpo material era uma criatura profundamente admirada, pela sua simplicidade, sempre com a sua bata branca e chapéu, que costumava ir ao mar para molhar seus pés nas águas sagradas da praia maravilhosa que temos, que tive a sorte de vê-la,ainda, usar a passarela que construímos eu e Octávio Lamartine e, nas poucas horas vagas, limpava a rua e apanhava as folhas dos ventos do outono.

       Minha pranteada THEREZINHA tinha grande amizade com ela, talvez, até, pelas suas características com Dona Rosa, sua mãe e sempre travavam conversas cordiais sobre assuntos variados, mas com mais vezes sobre seus trabalhos com a costura de cortinas – numa dessas, tiramos a fotografia que está no início desta mensagem.

       Certamente vão se encontrar na Casa Celestial, e com muita alegria, dando continuidade a uma amizade de mais de uma dezena de anos.

       A primavera, que representa alegria, às vezes nos prega uma peça e nos provoca saudade, mas, igualmente, nos deixa a impressão da passividade com que carrega os filhos de Deus, pois as duas amigas partiram durante o sono.

       Hoje acordei com a claridade e o canto dos pássaros que povoam nossas cercanias.Talvez tenham vindo anunciar que outro pássaro deixou esta dimensão da existência.

       Esta noite, durante a missa, a minha oração será diferente – agora para agradecer a Deus por ter levado nossa irmã na paz de criança dormindo.

       São as coisas da vida com as quais convivo, mas sem a plena conformação.

       Senhor tenha piedade de Dona Socorro em sua nova morada e de todos nós, que continuamos neste espaço do universo terreno.

 

2 comentários:

  1. Bom dia,dr Carlos!
    Parabéns por mais uma de suas cartas,cuja narrativa prende a atenção de seus leitores.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Dr. Carlos. Felicito-o por mais uma carta repleta de humanidade e carinho ao próximo, registrando saudades e memórias. Aplausos 👏 e votos de boa viagem a D. Socorro que teve uma doce e leve partida.

    ResponderExcluir