A CANÇÃO
DE NINAR
Diogenes da Cunha Lima
É a primeira e mais terna comunicação, depois do
útero, segredo íntimo entre mãe e filho. A canção tem andamento suave, ritmo
lento que favorecem o adormecer. A música é feita com harmonia simples para
induzir ao sono. A criança sente (e creio incorporar) o afeto da sonoridade,
música e letra.
Para mim, não foi assim. A minha mãe ajudava a
trabalhar no comércio, cuidava de seis filhos buliçosos e dava atenção à saúde
do marido. Assim, atarefada, contratou uma babá para mim e meu irmão Daladier,
cujo nome era Lúcia Antero de Oliveira. Ela nos protegia, mas contava histórias
de assombração, cantava e nos fazia medo com um boi de cara preta que vinha nos
pegar. Desconfiado, eu olhava para as frestas das telhas para conferir a
presença do bicho-papão.
Herdamos de Portugal canções infantis, algumas têm
mensagens negativas. Lembro “A Canoa virou / deixa ela virar / coitada da
(menina) / que não sabe nadar”. Outra, noticia a briga do cravo com a rosa, em
que ele sai ferido e ela despedaçada.
Talvez por isso, dediquei-me a fazer canções que
refletissem o amor aos meus filhos, netos, sobrinhos e também a filhos de
amigos. Foram mais de cinquenta. Tive o privilégio de contar com o talento de parceiros
musicais como Oriano de Almeida e Roberto Lima, além dos arranjos geniais de Eduardo
Taufic.
O surgimento das canções de ninar é imemorial. Há
uma tablita de barro, babilônica, com cerca de 4 mil anos, que registra uma
delas. Mas não é amável. A mãe adverte o filho do perigo. O seu choro poderia
aborrecer o deus do lar.
As canções de ninar de Chopin, Brahms ou Mozart são
maravilhas musicais. A de Chopin é a mais conhecida e sedutora. Brahms comove.
Mozart transmite uma energia que conduz o sentimento ao pensar. Outra bela
canção é a de Stravinsky, inserida em sua peça para o balé “O Pássaro de Fogo”.
O príncipe Ivan liberta treze princesas enfeitiçadas. A canção é tão poderosa
que faz adormecer eternamente o rei feiticeiro e seus ogros malignos.
São cantadas e bem conhecidas na Espanha as canciones
de cuna (berço), as berceuses na França, e a lullaby nos países de língua
inglesa. O Brasil tem maravilhosas invenções e aproveitamento de músicas
tradicionais por Villa-Lobos e Waldemar Henrique, entre tantos.
As canções de ninar são cantadas para acalmar os
meninos na primeira infância. As letras, geralmente, são positivas, transmitem segurança,
esperança de um futuro feliz, além do valor da bondade. Retrata a importância
do sonho e a beleza da vida.
A canção de ninar é fundamental à construção de uma
família integrada e feliz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário