segunda-feira, 27 de novembro de 2017

dia 27 (HOJE)



Convite

A Cooperativa Cultural e a EDUFRN têm o prazer de convidá-lo para o lançamento do livro: Diagnóstico literário à luz das 6 doenças espirituais de Constantin NoicaEsperando Godot e outros casos, da autora Rosanne Bezerra de Araújo.

Obra
A escrita deste livro é motivada pela admiração pelos clássicos da literatura e pelo desejo de revisitar alguns deles, buscando compreendê-los por meio do olhar da filosofia, especialmente do filósofo Constantin Noica, autor da obra As seis doenças do espírito contemporâneo. Este livro realiza um passeio literário por nove obras da literatura ocidental. Nesse passeio é feito o estudo dos personagens principais, seguindo as trilhas do entendimento do filósofo romeno, conforme o seu sistema ontológico e as seis doenças espirituais criadas por ele.
Como explicar a obsessão de Dom Quixote pelo mundo idealizado por sua mente? Como caracterizar a falta de ação dos personagens beckettianos? O que impulsiona os personagens de Dostoiévski a agirem? Robinson Crusoé e Dom Juan alcançam êxito em suas aventuras? Ana Karenina consegue ultrapassar os limites impostos pela sociedade ao buscar a sua individualidade autêntica? Quais caminhos são trilhados por Fausto para aplacar a sua sede insaciável? Qual o aprendizado do jovem em formação na narrativa de Balzac e Dickens? De fato, são inúmeros os personagens da literatura que nos tornam conscientes da vulnerabilidade humana diante do esforço contínuo em alcançar uma harmonia entre a interioridade do sujeito e o mundo. Esses personagens não nos ensinam como viver. Na verdade, eles nos mostram como a realidade de nossa experiência cotidiana pode ser significativa (tanto em sua pequenez como em sua magnitude).

Local:
Cooperativa Cultural
Centro de Convivência Djalma Marinho/Campus central UFRN

Data e hora
27 de Novembro de 2017 às 16h (Segunda-feira)

Sejam todos bem-vindos ao lançamento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário