terça-feira, 20 de junho de 2017



ESCRITOR POTIGUAR VENCE PRÊMIO SESC DE LITERATURA 2017
20 de Junho  2017

Mais um potiguar é destaque na literatura nacional. Depois do natalense Estevão Azevedo vencer o Prêmio São Paulo de Literatura 2015, outra premiação das mais importantes do país tem como ganhador outro potiguar desconhecido em sua terra.
José Almeida Junior venceu o Prêmio Sesc de Literatura 2017 na categoria Romance, com o livro ‘Última Hora’. Ele concorreu com outros 980 romances inéditos inscritos por autores ainda não publicados. O escritor terá sua obra publicada pela editora Record, com tiragem inicial de dois mil exemplares.
O potiguar tem apenas 34 anos e é natural de Mossoró. Reside em Brasília há 10 anos, onde exerce o cargo de Defensor Público do Distrito Federal. Talvez por isso seu nome seja desconhecido por aqui, na terrinha de literatura ainda carente de bons romances.
O romance é uma narrativa histórica, que retrata o jornal fundado por Samuel Wainer, sob o ponto de vista de um repórter ficcional torturado no Estado Novo. A avaliação ficou por conta de uma comissão especializada formada pelos escritores e críticos literários Andrea del Fuego, Luis Rufatto, Sidney Rocha e Ronaldo Correa de Brito.
Melhor livro de contos
Ativista ambiental e empreendedor social, João Meirelles Filho, 57 anos, é o ganhador da categoria Conto com ‘Poraquê e Outros Contos’. Nasceu em São Paulo e há 13 anos vive em Belém do Pará. Seu livro trata da relação do homem e o desconhecido na Amazônia – seja diante do impacto de mudanças climáticas, seja das encantarias.
Os ganhadores da 14ª edição do Prêmio Sesc de Literatura estão confirmados na programação do Centro Cultural Sesc Paraty, durante a Flip 2017, que acontece de 26 a 30 de julho, e também serão premiados em cerimônia, no segundo semestre, por ocasião do lançamento dos livros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário