quarta-feira, 25 de novembro de 2015

FRANKLIN JORGE PRESTIGIADO EM GOIÂNIA




  O CÉU DE GOIÂNIA

O titular da Secretaria Municipal de Cultura de Goiânia, escritor e artista plástico Ivanor Florêncio, cuja gestão tem se pautado pelo intercâmbio cultural e a publicação de livros de autores goianos ou de interesse para a divulgação dos valores goianos, decidiu incluir Franklin Jorge entre os publicados da Coleção Verso & Prosa, em reconhecimento aos serviços prestados pelo escritor e editor norte-rio-grandense à Cultura  Goiana. Grandes escritores goianos, como Heleno Godoy, já foram publicados nessa coleção que tem como objetivo prestigiar os mestres e revelar os novos talentos. Em cinco anos, mais de 200 títulos foram publicados até agora pela Secretaria de Cultura de Goiânia.
O secretário de cultura manifestou interesse na reedição de "O Ouro de Goiás", lançado em 2012 pelo Instituto José Mendonça Teles/Editora Kelps, em pequena tiragem rapidamente esgotada e desde então de difícil consulta, o que faz desse livro sem dúvida uma raridade bibliográfica. Franklin sugeriu-lhe, no entanto, que em vez desse livro publicasse um outro, inédito, contendo um conjunto de crônicas inspiradas em suas leituras e contatos com autores da terra de Anhanguera.
"O Céu de Goiânia" [título provisório] reunirá nove textos curtos de autoria de Franklin Jorge, que ao longo dos anos tem estudado e divulgado a produção cultural de Goiás, desde que, em 1978, passou a estudá-la, por influencia da escritora Alcyone Abrahão, que viveu por um ano em Natal e promoveu, desinteressadamente, os valores culturais do Centro-Oeste brasileiro. O título alude a uma declaração do célebre naif goiano nascido em Portugal, Antonio Poteiro, já falecido, em seu depoimento a "O Ouro de Goiás", que afirmou às páginas 22 e 23 do referido livro, há mais , o Jardim América, onde moro. Aqui você me encontra nos botecos da redondeza, na convivência com os amigos, no Cine Cultura, saboreando a galinhada feita com galinha caipira, o empadão goiano recheado com palmito amargo, passeando, enfim por toda a cidade".
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário