sábado, 28 de fevereiro de 2015

CASA DO ESTUDANTE DO RN CONTINUA ESQUECIDA

ÀS PESSOAS DE BOA VONTADE, imploramos atenção.

Apesar do meu empenho para ajudar a Casa do Estudante do Rio Grande do Norte, nenhuma medida objetiva do Poder Público foi efetivada eté agora para amenizar o sofrimento dos residentes, pois a cada dia, a situação mais se agrava. Recebemos um retorno, apenas, do Rotary Clube Natal Sul, que possibilitou uma trégua no sofrimento, mas por uns 20 dias.

Recebi informações recentes dos terríveis acontecimentos neste período de recesso, durante o carnaval e agora se repetindo todos os dias, que aqui reproduzo, em resumo:

1) As providências determinadas pelo Dr. Luciano Ramos, do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas, no sentido de designação de um servidor da Procuradoria para fazer visita à Casa está a depender entraves burocráticos.

2) O registro da ata de eleição da atual Diretoria ainda não foi realizado. Se depender de pagamento de custas eu mesmo providenciarei na próxima semana, como já o fiz para obter certidões.

3) A Sethas ainda não retornou notícia sobre o paradeiro da documentação que ela retirou da Casa em um momento de crise, quando houve o parcial desabamento de partes do prédio. 

4) Até agora a ação promovida pelo Ministério Público e com ganho de causa para a recuperação do prédio, não teve qualquer movimentação.

5) No período de recesso as panelas da Casa foram roubadas e quando a comida chegar (se chegar), será difícil ter onde cozinhar.  

6) Durante o Carnaval bandidos invadiram a Casa e quebraram a porta da antiga secretaria para roubar algumas coisas de lá. Ainda bem que não levaram os documentos que estavam lá. O pessoal que ali se encontrava nesse período guardou os documentos e está sob a custódia de um morador. Esses documentos guardam parte da história da Casa. 

7) Na última (terça-feira), a Casa sofreu mais um prejuízo. Os dois bandidos que fizeram o arrastão no final do ano passado voltaram, juntos com mais dois, e renderam o pessoal da Casa para roubar seus celulares e dinheiro. Dois estavam com armas de fogo e os outros dois cada um com uma faca. Quatro estudantes foram assaltados e num dos assaltados foi a um rapaz que veio do interior visitar a Casa, pois pretende fazer o ensino médio em Natal e precisa se tornar mais um residente. Todos ficaram muito amedrontados, inclusive o visitante, mas disse que ainda virá lá de qualquer forma. 

8) Sobre o recadastramento determinado pelo Dr. Luciano está sendo dificultado por ameaças e os dirigentes temem represálias. Dessa maneira, fica mais difícil colocar pessoas estranhas para fora da Casa.

9) No último recadastramento foi descoberta a existência de pessoas na Casa que já moram há 10 anos. Pessoas que não estudam, só trabalham ou vivem de bicos usando a Casa como moradia e não querem sair. Pelo andar das coisas, se nada for feito, elas só sairão quando a Casa fechar. 

10) Apesar do contato com o Governador e Vice, com a Chefe da Casa Civil e com parlamentares municipais, nenhuma providência foi tomada. Os moradores declaram que é muito desanimador ver a ausência de medidas, pelo menos, de uma segurança da Polícia para prevenir a continuidade desses assaltos, quase diários. Apesar de tudo, ainda aguardam algum procedimento a curtíssimo prazo. 

11) Por incrível que pareça ainda não se conseguiu contatar com o Presidente do Conselho Regional de Contabilidade para tentar buscar uma ajuda técnica do Dr. João Gregório Júnior sobre a situação do CNPJ da Casa e regularização perante a Receita Federal, para viabilizar a celebração de Convênios. Vamos insistir.
Faço um apelo aos ex-residentes da Casa do Estudante para formarmos uma Comissão que possa agilizar os procedimentos já em andamento. É o que já afirmei antes, é um verdadeiro S.O.S. pois sou aposentado, com a saúde precária e sozinho não posso continuar a luta.
Qualquer interesse nesse sentido contatar com Jorge Danilo ou Serafim na Casa do Estudante ou respondendo este meu apelo via internet.

Respeitosamente, Carlos Roberto de Miranda Gomes 


Nenhum comentário:

Postar um comentário