domingo, 25 de janeiro de 2015

Última de 2015



CARTAS DE COTOVELO 12
(versão 2015)
Carlos Roberto de Miranda Gomes

A DESPEDIDA


       Chegou o momento pouco esperado em cada veraneio – a partida. Arrumam-se os volumes, organizam-se as bagagens; nem todos os amigos repetiram as suas visitas gerando alguma frustração. São as coisas não programadas desse período, geralmente ditado pela necessidade do retorno em razão das aulas, agora dos netos.

       Ficam no registro da memória os momentos especiais, como refeições com a participação de todos; conversas intermináveis nas varandas; um dominó ali outro acolá; os barulhentos vizinhos desacostumados com o respeito aos idosos (os que estão na rua Humberto de Campos) fundos da casa; o som terrível no oitão da minha janela vindo como bate-estaca das festas de Pirangi; compra de mantimentos na feirinha do Pium ou artesanato no cajueiro de Pirangi. Também foi de grande proveito a visita ao CTA de Pirangi, do amigo Marcelo Porpino.


       Telefones fixo e celulares apostos e internet precária, mas sempre utilizada para adiantar as tarefas, davam conta das novidades da cidade violenta. Muitas leituras e filmes em DVD. 

         As plantas foram renovadas, bem regadas e ficaram exeberantes novamente.

   

         O primeiro luar de 2015 chegou entrançado com nuvens escuras.


       A COSERN colocou na Rua Parnaíba lâmpadas novas e dois refletores que deram maior segurança e satisfação aos moradores.

       Apesar de um início sofrido, com incidentes de percurso, tive um final alentador que apagou o negativo. O melhor mesmo foram os passeios na maré baixa até as falésias e o encontro com amigos e conhecidos na beira da praia, com suas ondas acolhedoras e areia alva, convidativa para um repouso. Sol ameno e calor compensado com a brisa permanente.



Parentese e muitos amigos que vieram abraçar Rosa Ligia em seu aniversário.




 
     Agradecimentos aos meus filhos Rosa Ligia (Ernesto), Raphael e Gabriela - Toddynho ; Thereza Raquel (Lucas e Carlos Victor – Malu); Carlos Rosso (Valéria e Carlos Neto); visitas de Rocco (Clarinha e Guilherme); aos vizinhos Ieda, Liloca (Jorge e Fernando) e as saudades de Dona Maria.

       Ao pessoal da casa Neire e Samara, que deram conta do recado, na licença de Cleide, que veio por aqui no aniversário de Rosa.

      Agradeço, também, as visitas de Seu Luiz Marinho, D. Marlene e Verônica, Dr. Ricardo Guedes, Rose, Ricardinho e Aninha, Leda, Beleza eRosângela; Moacyr e Iris; Zezinho e Dionice; Elza e João; Henrique e Naiara; Paulo Eduardo/Leila/Raquelzinha; D. Rachele fez companhia alguns dias; Osman e Giana; Hilma e Antunes; Salete/Sandro e os meninos Álvaro e Otávio; Ana Paula, Bruno e Artur; Eduardo e a namorada, de passagem, Janice/Marcelo e seus familiares. 

         

 




      Avistei de longe D. Socorro, parecia estar bem bem, mas não tive notícias da família de Zé Correia. Não encontrei nos passeios Dr. Hélio Santiago, Aurino e Tião. Guga prometeu uma visita, mas não veio. Senti falta de Zé Clemente, Didi Avelino, Iara/Domilson e Mirandinha. O cajueiro de Ieda não deu nenhum fruto.  Lamentei a ausência de João Faustino, com quem cruzávamos nas caminhadas (está agora com Deus).

   Realmente este ano foi diferente! Um pouco mais pobre, mas a vida continua e recuperaremos no futuro.

     Louvores a SANTA LUZIA (PIUM); N.S.FÁTIMA (COTOVELO); SÃO SEBASTIÃO (PIRANGI DO NORTE) e N.S. APRESENTAÇÃO (PIRANGI DO SUL), rogando proteção para Dona Helena e Seu Raimundo.

        Fecham-se as portas; entrego a casa aos cuidados de João Batista; um último olhar – ADEUS VOU-ME EMBORA...
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário