quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

GUGA ESCREVEU



                                               O filósofo de Cotovelo

Augusto Coelho Leal, do IHGRN

                Cotovelo é uma praia bonita e tranquila. Lá não existem os fuzuês de outras praias. Som alto, alta burguesia querendo mostrar as suas posses, mesmo que algumas conquistadas desonestamente. Mas, pouca vergonha é o que sobra e pobres bestas metidos a ricos tem mais que mosquitos da dengue. Para quebrar a tranquilidade de lá, inventaram que um Chevrolet Camaro tinha sido lançado ao mar em uma manobra errada do motorista. Lá na orla marítima, nem velocípede anda, algumas crianças aparecem com alguns brinquedos. Portando nem Camaro branco nem amarelo, isso foi história mole para boi dormir.
            Mas Cotovelo além das belezas naturais tem pessoas que surpreendem a gente, com suas conversas, com suas atitudes. Pijuriu é uma delas. Não tem nem o curso básico completo, mas gosta de ler, e por isso conversa algumas das mazelas que “açoitam” esse país de norte a sul, de leste a oeste. Eu digo que ele é o filósofo de Cotovelo.
            Pois bem, me vendo sentado olhando para o tempo, foi logo dizendo.
- Bom dia “dotôGuga, como está o senhor? Olha, eu “sôbe” que o senhor escreveu sobre minha pessoa no seu livro? Quem me falou foi o Seu João Carlos, eu fiquei muito feliz, não merecia.
            - Pijuriu você é uma grande figura humana, e para mim o filósofo de Cotovelo. Poucas pessoas tem o seu discernimento. Você com pouco estudo tem melhor conhecimento do que muito doutor, e merece ser lembrado mais do que muitos vagabundos que vivem por aí se dizendo autoridade.
            - “É né dotô Guga,”, mas eu não sou doido não, tem coisa difícil de eu entender. O senhor não vê aquela ruma de carro, no sábado e no domingo, quando muita gente tá vindo de Natal para a banda de cá? Num era para esse povo acabar com aquela “parada” do posto policial, pelo menos no horário das dez até uma hora da tarde? Ou será que esse povo pensa que só se “roba” carro nesse horário e dia de sábado e domingo? E depois, o senhor vê algum policial por aqui? Uma vez por semana a gente vê um carro passando, com a policia dentro, o senhor num acha um absurdo?
            - Acho Pijuriu, e ainda por cima, a CAERN fica abrindo buraco, e não concerta. Deixou uma vala imensa na estrada e com isso ela conseguiu um engarrafamento da rótula da Roberto Freire, até aqui no Pium. Para mim uma falta de responsabilidade e uma incompetência do ou dos engenheiros responsáveis, ou irresponsáveis. A CAERN é costumeira nisso, começa o serviço e não termina o povo que pague a conta.
            - Ta certo “dotô” Guga, aliás, aqui é o país das coisas que não se entende. Falta água, falta luz, falta “home”, falta mulher. – interrompo a conversa e pergunto: falta homem e falta mulher? Não entendi Pijuriu!
            - “Dotô Guga, falta sim, o senhor não está vendo a “ruma” de “home” virando mulher e de mulher virando “home” “doto” Guga? Isso virou esculhambação, é uma putanhice só, num se tem mais vergonha não, o povo tá perdido. E por falar em perdido o senhor já viu a “robalheira” que anda por esse Brasil afora?
            - É Pijuriu, esse não é o Brasil que eu queria para os meus filhos, para os meus netos e nem para os seus também, não queria isso para nenhum brasileiro, e o pior Pijuriu, é que a maioria escolheu isso que estamos vendo. Dizem que é o Bolsa Família que elegeu esta “mundiça,” que aí está, mas não é não Pijuriu, tem muita gente que estudou, e estudou muito que defende esta roubalheira, é difícil de entender.
            - É “dotô” Guga é difícil de entender as coisas, o senhor num vê que um pai de um rapaz lá no Rio, pegou oito anos de cadeia e “mais três ou quatro em casa” por que tentou subornar um policial? “Inquanto” isso, esse doleiro, um tal de Youssef “robo” bilhões, mas bilhões “dotô” Guga, e é condenado a três anos de cadeia e mais “dois em casa” e o pior “dotô” Guga é que o fela da puta ainda vai receber um premio de num sei quanto milhões, para recuperar dinheiro “robado”. Isso não revolta a gente? Diga “dotô” Guga!
            - Revolta Pijuriu, e isso é uma demonstração que no Brasil o crime compensa, compensa para os ricos, para o poderosos, para os ladrões chamados de colarinho branco, pois o de colarinho preto, ou muitos sem colarinho se roubarem uma galinha para se alimentar vão apodrecer na cadeia. A justiça nesse país é falha, muito falha nesse ponto, e nós mortais não podemos fazer nada, nos resta protestar.
Mas, a conversa está muito boa, vamos entrar, pois tem uma cervejinha bem gelada esperando a gente, e Dona Alzira preparou uma ginga com tapioca. Vamos aproveitar ouvindo Luiz Gonzaga. Vamos lá.
            - Vamos “dotô” Guga, a gente não vai “indireitar” esse Brasil “véio” de Guerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário