terça-feira, 19 de março de 2013


Por Franklin Jorge
Corangelis. Se o nome é arquétipo da coisa, o Corangelis é, de fato, um coral composto por anjos que propagam com suas vozes que o município de Goianinha, na microrregião do Agreste, a 58 km de Natal, prestigia a música e a emprega como uma força auxiliar da educação. São três grupos distintos e atuantes na área musical: o Corangelis, a Orquestra de Violinos, que se apresentam em Natal no Dia da Poesia, e a Banda Filarmônica.
O coral do município de Goianinha foi criado em outubro de 2001 para integrar alunos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI. Em sua formação inicial, contabilizou 18 alunos. Atualmente, sua clientela é composta por jovens do município, ao todo, 32 alunos da Escola Municipal de Música Maestro Claudionor de Oliveira. Coordenado pela sra. Cláudia Maria Lopes, tem como regente o professor José Fernandez e é vinculado à Secretaria Municipal de Cultura.
Segundo a secretária da Cultura do município, Ana Maria Barbalho Teixeira, o Corangelis tem como objetivo abrir novos horizontes para os jovens e resgatar a cidadania, garantindo-lhes uma educação completa como base para uma sociedade justa e participativa.
O Corangelis vem se destacando em todo o estado do RN e também fora dele. Entre os diversos festivais de que o coral participou, destacam-se: Enconat (Encontro de Corais de Natal); Nordeste Cantat Internacional (Maceió–AL); III Gram Finale (Encontro Nacional de Corais Infantis), na cidade de São Paulo; Festival Internacional de Coros de Belo Horizonte – oportunidade em que também se apresentou na cidade de Ouro Preto-MG. Sua apresentação mais notória, no entanto, foi no Palácio do Planalto em Brasília-DF, na assinatura da Caravana da Erradicação do Trabalho Infantil. Nessa oportunidade, em que cantou para o presidente da República, Luz Inácio Lula da Silva, recebeu convite para participar do Festival de Coros na cidade do Porto, em Portugal.
Em dezembro de 2011, em comemoração aos 10 anos de existência, o Corangelis grava seu primeiro CD, intitulado “Mistura Brasileira”. Seu repertório, eclético e dinâmico, acolhe do popular ao erudito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário