sexta-feira, 22 de março de 2013

JOÃO XXIII, O PAPA BOM
  Brasão pontifical de Beato João XXIII, O.F.S.
261º papa
Beato João XXIII
OBŒDIENTIA ET PAX


Na missão que assumi com o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, com outros abnegados pela cultura do Estado e à vista das extremas carências daquela Instituição secular, agora sob a lideranpça de VALÉRIO MESQUITA, estive a meditar sobre as dificuldades de recuperar a Casa da Memória, sem recursos sufientes para tal mister. 
Um tanto desolado, agarrei-me à lembrança das difivuldades de outras pessoas e o resultado no final obtido e fui ao exemplo de  Angelo Roncalli, o Papa João XXIII - "O Papa Bom", que ao chegar à Bulgaria, logo na entrada da casa paroquial, foi recebido por um padre que disse do estado precário daquele imóvel e da falta total de recursos para recuperá-lo.
Angelo, contando apenas com a proteção de Deus não se deixou abalar e, logo nos seus primeiros dias naquele País, teve a notícia de um terremoto que destruíra a casa dos moradores e igrejas da  Religião Ortodoxa. Usando o seu crédito pessoal e tirando dos próprios ganhos, disponibilizou recursos para ajudar o povo e as igrejas não Católicas Romanas, o que motivou a admiração do povo e o retorno fraterno do entendimento entre as igrejas.
A paz era algo sagrado e a paciência o grande segredo do sucesso.
Desculpe o aparente absurdo da comparação, pois não temos o merecimento daquela Papa inesquecível, mas na alegoria queremos que eventuais feridas estejam cicatrizadas e os nossos sócios retornem ao seu ninho antigo, o que já estamos sentindo com visitas ilustres esta semana, Manoel Onofre Júnior, Lenilson Carvalho e Vicente Serejo. 
Nunca esqueço uma frase sua: 
"O sorriso que brota das nossas lágrimas faz o céu se abrir".
Ele foi um sacerdote católico desde 1904, iniciando a sua vida sacerdotal na Itália, onde foi secretário particular do bispo de Bérgamo D. Giacomo Radini-Tedeschi (1905-1914), professor do Seminário de Bérgamo e estudioso da vida e obra de São Carlos Borromeu, capelão militar do Exército italiano durante aPrimeira Guerra Mundial e presidente italiano do "Conselho das Obras Pontifícias para a Propagação da Fé" (1921-1925). 
Em 1925, sendo já um arcebispo-titular, iniciou-se a sua longa carreira diplomática, onde o levou à Bulgária como visitador apostólico (1925-1935), à Grécia e Turquia como delegado apostólico (1935-1944) e à França como núncio apostólico (1944-1953). Em todos estes países, ele destacou-se pela sua enorme capacidade conciliadora, pela sua maneira simples e sincera de diálogo, pelo seu empenho ecuménico e pela sua bondade corajosa em salvar judeus durante a Segunda Guerra Mundial. Em 1953, foi nomeadocardeal e Patriarca de Veneza. Beato Papa João XXIIIOFS, nascido Angelo Giuseppe Roncalli (Sotto Il Monte25 de Novembro de 1881 — Vaticano3 de Junho de 1963) foi Papa e líder mundial da Igreja Católica Apostólica Romana e Soberano da Cidade do Vaticanode 28 de outubro de 1958 até à data da sua morte. Pertencia à Ordem Franciscana Secular (OFS) e escolheu como lema papal: Obediência e Paz.
Foi eleito Papa no dia 28 de Outubro de 1958. Considerado inicialmente um Papa de transição, depois do longo pontificado de Pio XII, ele convocou, para surpresa de muitos, o Concílio Vaticano II, que visava à renovação da Igreja e à formulação de uma nova forma de explicar pastoralmente a doutrina católica ao mundo moderno.
 No seu curto pontificado de cinco anos escreveu oito encíclicas, sendo as principais a Mater et Magistra (Mãe e Mestra) e a Pacem in Terris (Paz na Terra).
Devido à sua bondade, simpatia, sorriso, jovialidade e simplicidade, João XXIII era aclamado e elogiado mundialmente como o "Papa bom" ou o "Papa da bondade". Mas, mesmo assim, vários grupos minoritários de católicos tradicionalistas acusavam-no de ser maçom, radical esquerdista e heregemodernista por ter convocado o Concílio Vaticano II e promovido a liberdade religiosa e o ecumenismo. Ele foi declarado Beato pelo Papa João Paulo II no dia 3 de Setembro de 2000. É considerado o patrono dos delegados pontifícios e a sua festa litúrgica é celebrada no dia 11 de Outubro.
_________________
A parte destacada tem origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário