domingo, 17 de junho de 2012

O Laço e o Abraço

(Mário Quintana)

Meu Deus! Como é engraçado!
Eu nunca tinha reparado como é curioso um laço... uma fita dando voltas.
Enrosca-se, mas não se embola, vira, revira, circula e pronto: está dado o laço.
É assim que é o abraço: coração com coração, tudo isso cercado de braço.
É assim que é o laço: um abraço no presente, no cabelo, no vestido, em
qualquer coisa onde o faço.
E quando puxo uma ponta, o que é que acontece?
Vai escorregando... devagarzinho, desmancha, desfaz o abraço.
Solta o presente, o cabelo, fica solto no vestido.
E, na fita, que curioso, não faltou nem um pedaço.
Ah! Então, é assim o amor, a amizade.
Tudo que é sentimento. Como um pedaço de fita.
Enrosca, segura um pouquinho, mas pode se desfazer a qualquer hora,
deixando livre as duas bandas do laço. Por isso é que se diz: laço
afetivo, laço de amizade.
E quando alguém briga, então se diz: romperam-se os laços.
E saem as duas partes, igual meus pedaços de fita, sem perder nenhum pedaço.
Então o amor e a amizade são isso...
Não prendem, não escravizam, não apertam, não sufocam.
Porque quando vira nó, já deixou de ser um laço.

*********************

Vinícius de Moraes: E por falar em saudade onde anda você



O SILÊNCIO CALOU-SE
Lúcia Helena Pereira


Sim, o silêncio calou-se e ouvi música das estrelas
Nesta manhã de auroras e sonhos,
No mês da Mulher e da Poesia!


O silêncio calou-se cantando as canções das flores,
Que dizem de aromas, em versos de alegria
Que os pássaros cantam em suas harmonias.


O silêncio calou-se depois de tantas indagações
De sentimentos sentidos e esperanças renovadas,
Quando pedimos ao Pai: "Ensina-me a CRER"!


O silêncio calou-se pois não poderia afrontar
A pureza e suavidade de tão nobres notas musicais,
Que as harpas eólias trouxeram na branca nuvem de março.


O silêncio calou-se e ouvi aquela ave de canto canoro e raro,
E de outros pássaros sobreviventes sobrevoando planicieis esquecidas
E vales escondidos!


O silêncio calou-se e cantou uma dileta melodia,
Cuja letra e música, trouxeram-me arranjos lindíssimos
A dizerem: "Lucinha...minha querida".


O silêncio falou. Cochichou hoje cedo ao meu ouvido,
Pelo telefone, na voz de Pedrinho,
Meu amiguinho de infância e de tantos afetos irmãos.


O silêncio falou. Ouvi dele a mais alta nota musical
Num refrão de auroras derramando flores
Num castiçal de licor de orvalhadas amoras.


O silêncio falou...e até chorou,
Ouvi o seu soluço na luz esverdeada de um céu canavial,
Um soluçar emocional, de vida, esperança - ressurreição!


E o meu coração se alegrou e pude cantar essa festa,
A festa do reencontro prometido
A festejarmos todos juntos, com a luz do vale verde!


___________
Ao meu querido amigo de infância - Pedro Simões Neto!
(*) Ilustração do google.


§§§§§§§§§§§§§§

 
NÃO DESTRUAS NADA
Horácio Paiva

Não destruas nada
E se acaso
criaste abismos
para ti mesmo
afasta-te agora

Preserva o que salvaste
e considera o que ainda
- por mérito ou razão -
parece sobreviver

Vai até Ele
e humildemente entrega
o que restou de ti
O pouco é tudo
E em Seu coração
serás maior...

&&&&&&&&&&&&&&&&&

A PÁSCOA DE ANANIAS
Autor: Mané Beradeiro


Ananias, meu jumento,
meu bichim de estimação
não quis comer capim
e nem tocou na ração.
Perguntei o quê ele tinha
e me deu a explicação.


Mané eu estou triste
por falta de educação
o ovo é enganado
e não busca solução
o comércio manipula
a festa da Ressurreição!


Eu, curioso, quis saber
Me diga de que se trata
pois entre eu e você
nada nos maltrata
e se puder ajudar
eu serei um diplomata.


Ananias foi falando
de tudo o que sabia
da maior festa da vida
que na história havia
coisa do povo de Deus
que Moisés registraria.


Ele falava da Páscoa
que todos conhecem
da ilusão comercial
que nada nos apetecem
com propaganda enganosa
que as almas adoecem.


Eu disse ao meu jumento
fingindo que não entendia:
-Me responda sem dar coice
se você souber Ananias
o motivo é o ovo
ou há outra idolatria?


Com aquele jeito meigo
de olhar angelical
Ananias deu dois pulos
e falou bem pontual:
-O negócio é bem pior
que o bicho folharal.


E com muita paciência
Superando Abraão e Jó
Ananias me contou
a razão daquele nó
que na sua garganta
não passava pão de ló.


-Vejam só o que fizeram
da Páscoa verdadeira
permutaram seus sinais,
símbolos de nação inteira
abandonando o Cordeiro
Isto é grande baboseira.


O coelho nada fez
O Cordeiro deu a vida!
O seu sangue foi sinal
de trato na saída
da terra do pecado
à glória prometida (Êxodo 12:13)


E ainda tem mais
que é uma perdição
O ovo de chocolate
que desvia o cristão
de pensar seriamente
na maior libertação.


Eu defendo uma luta
e ao povo adianto
venha unir-se nesta festa
debaixo de um só manto
prá resgatar na Pàscoa
O Cordeiro sacrossanto.


E se é pra ter bicho
que seja comercial
vamos tirar o coelho
e por o fenomenal
o jumento Ananias
pois outro não há igual.


O jumento é seu irmão
nunca força lhe negou
Tá na Bíblia que foi ele
que a lenha carregou
Para o Monte Moria
Onde a fé se provou (Gênesis 22:3-6)


Eu refresco sua mente
lembrando de Balaão
homem que viu na terra
o que não tem explicação
conversou com minha tia
arriada naquele chão (Números 22:28-30)


Se isto ainda é pouco
Deixe eu lembrar Sansão
que com uma queixda
derrotou foi um montão
diz o Livro que eram mil
e não discorde dele não.


Foi queixada sim senhor
de jumento, antecessor.
nada de pé de coelho.
Reconheça meu valor.
É por isto que afirmo:
Com Deus não há terror.


Dê razão à história
que Jesus, pixototinho,
nos braços de sua mãe
no Egito fez seu ninho
e naquela viagem
o jumento fez caminho.


Mas tarde João Batista
primo de Nosso Senhor
botou nele um apelido
que os judeus apavorô
Era Cordeiro de Deus ( João 1:29)
de sangue libertador.


E finalmente o Cristo
em seus dias finais
quis entrar na cidade
de plantas olivais
montando num jumento
como não se viu jamais (Lucas 19:30-35)


Por tudo isto eu luto
brigo, dou coice e mordo
e quero sua ajuda
neste grande transbordo
paa fazer do jumento
o melhor dos acordos.


Lei a Bíblia e verá
em cada livro um consolo
mas aposto que não tem
coelho, ovo e bolo
pois na Páscoa do Senhor
Não tem nem um dolo.


Eu prefiro vê o mundo
Com os olhos de um cristão
Nem que prá isto sofra muito
e tenha decepção
mas a Palvra de Deus
não causa alienação.


Meu bom Mané
que parece um querubim
eu peço o teu voto
e faça agindo assim
elegendo Ananias
o jumento de cetim.






Nenhum comentário:

Postar um comentário