segunda-feira, 23 de abril de 2018


Eventos Assessoria <eventusbr@yahoo.com.br>
 23 DE ABRIL É O DIA DE SÃO JORGE (Sant Jordi), santo padroeiro da Catalunha, Espanha. Ali, as cidades e os cidadãos vivem essa festa intensamente.  As pessoas vão às ruas, euforicamente. Praças e estradas são decoradas com bandeiras, expondo-se livros e publicações; as rosas, especialmente as vermelhas, são refrescadas em jarras de água. Livros, rosas, escritores e todas as pessoas, são os protagonistas desta festa ao longo deste dia. Cada ano que isso acontece, a oferta de atividades culturais aumenta cada vez mais, tomando-se como seu ponto alto a troca de presentes entre as pessoas; tradicionalmente, os homens presenteando as mulheres com flores e delas recebendo livros.   
Por iniciativa do escritor João da Mata, professor-pesquisador da UFRN, em Natal festeja-se alegremente esse acontecimento intitulando-o de Quixote com Rosas (alusão a Dom Quixote de La Mancha), havendo exposição, récitas e presenteamentos, aguardado evento realizado no campus da UFRN, em livraria e/ou espaço cultural da cidade.
São Jorge também é bastante festejado, nesta data, em Natal e em muitos lugares do Brasil, pelos adeptos do Candomblé (Ogum), pelos sambistas e tradicionais amantes do samba. 

                                        Francisco Alves C. Sobrinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário