quinta-feira, 15 de dezembro de 2016


COMITÊ DE SALVAÇÃO PÚBLICA

Valério Mesquita*

A crise na saúde transformou os hospitais da rede oficial em verdadeiros cadafalsos. Faz-me lembrar o regime de terror instaurado por Robespierre durante a revolução francesa do século dezoito. O Walfredo Gurgel é o hospital dos mártires. Sobre o caos, os leitores já conhecem porque o assunto é bastante debatido, discutido, na imprensa, na televisão, nos gabinetes das secretarias de governo, mas nunca aparece a sonhada solução. Ninguém se entende e todos se acusam. O paciente pobre para ser cirurgiado tem que apelar na justiça comum. A saúde no Rio Grande do Norte virou caso de polícia e de justiça. Veja a situação deplorável do hospital Giselda Trigueiro. Mas, projetos turísticos megalomaníacos são sugeridos numa capital que não tem saúde e segurança. Parte do funcionalismo público mendiga o décimo terceiro e a maioria protesta nas ruas pelo atraso de dois meses.
As autoridades e as instituições envolvidas na grave e controvertida ruptura da saúde pública me fazem lembrar o “comitê de salvação pública” criado por Robespierre, naquele tempo, que fez jorrar sangue para resguardar o estado. O ser humano coisificado era considerado alma morta dentro de corpo inutilmente vivo. Assim vejo o paciente dos hospitais públicos, submissos a dor, ao flagelo do corpo, tal e qual o servo Jó na terra de Uz, no Antigo Testamento. Somente Deus era a sua esperança. E o foi, realmente, reabilitando-o depois. E o “comitê de salvação pública” da saúde do Rio Grande do Norte? Bom, ele já está formado. Instituiu-se sem precisar de Robespierre, o baixinho perverso e ensandecido que está na pele de algumas autoridades não inscritas no SUS.
Vejam quantos poderes foram chamados a intervir no problema da saúde pública, como responsáveis, co-responsáveis, etc.: Governo do Estado, Prefeitura Municipal, Ministério Público, Universidade Federal, Assembléia Legislativa, Câmara Municipal e sindicatos. Verdadeiro “comitê de salvação pública”. Mas, até agora, muito blá, blá, blá. A crise tornou-se emblemática e semelhante a eterna questão palestina. Enquanto o comitê não decidir investir pesado na saúde, construindo hospitais, melhorando a remuneração dos profissionais da medicina e elegendo como prioridade a pobreza e depois o turista, não haverá salvação pública. O povo continuará a ser tratado como na época do império romano: com “pão e circo”. E o doente volta a terra porque é da terra. Por fim, cabe lembrar aos políticos, num apelo dramático e persuasório, que eles já não liderem o país. Perderam a credibilidade por colocarem os seus interesses pessoais acima das necessidades do povo. E no Rio Grande do Norte, aquele que abrir hospitais e cuidar da saúde dos despossuídos não será esquecido no dia da justiça eleitoral. E também no Juízo Final.

(*) Escritor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário