sábado, 4 de junho de 2016

ESTIMADOS AMIGOS,

Uma das vantagens advindas com a criação do facebook e equivalentes é a possibilidade de troca de informações sobre pessoas e fatos importantes, permitindo a socialização da história, sem o egoísmo de alguns que detém, a sete chaves, a guarda de documentos marcantes para desvendar e registrar o nosso tempo.
Blogs e sites têm se ocupado a produzir esse intercâmbio, como também pesquisadores como Cláudio Galvão, João Felipe da Trindade, Toscano, Anderson Tavares de Lyra, Fred Rossiter Pinheiro e outros.
Tenho sido contemplado com maravilhas, como registro em seguida:

   
Fred Rossiter Pinheiro publicou no grupo Colégio Estadual do Atheneu Norte-Riograndense Friends.
   
Fred Rossiter Pinheiro
4 de junho às 07:08
https://www.facebook.com/institutotavaresdelyra/videos/1018936891526352/

A Revolução de 1930 em Natal/RN. Filme feito pelo macaibense João Alves de Melo (*1896 +1980). Trata...
OUTROS:

           Dr. Carlos Gomes, 

           A sorte é que o registro do 3º casamento de Tonheca Dantas está localizado em Natal, e nele tem a data de nascimento dele, informada por ele próprio no ato do seu casamento.

          ANTÔNIO PEDRO DANTAS “ TONHECA “ E 3ª ESPOSA FRANCISCA LIMA BEZERRA:
          Casados aos 31 de janeiro de 1940 em Natal – RN.
          Ele, nascido em 18 de junho de 1871 em Acari – RN, filho de João José Dantas, falecido em 1896, e de Vicência Maria da Conceição, falecida em 1902.
          Ela, natural de Santana do Matos – RN, nascida aos 02 de junho de 1892, filha de Manoel Lima Bezerra, falecida em 1898, e de Ângela Maria, falecida em 1930.
          E também tenho a data do casamento dos seus avós Jerônimo Xavier de Miranda e Aline de Albuquerque Maranhão: 28 de maio de 1910 na Capela do Bom Jesus, celebrante Cônego Estevão Dantas, e testemunhas Francisco Xavier de Miranda e Rodolfo Maranhão.
          Atenciosamente,
               Toscano.


          
Caros amigos
A vida amorosa de Tonheca Dantas, pelo que se vê no seu último casamento, não foi uma vida fácil. Acredito, também, que a dificuldade para achar seu batismo vem, como os muitos casos que já vi, do seu nascimento. As informações, que constam no seu casamento, tive dificuldade para comprovar, pois, o os livros de Acari, são desordenados. Faltam períodos relativos às informações ali contidas. Segue o batismo, que acredito ser o dele. Consta que era filho natural, na data do seu batismo. Não sei se houve casamento posterior dos seus pais.
Abraços 
João Felipe da Trindade 
Natal, Rio Grande do Norte

Proponho aqui fazermos uma corrente cultural para desvendar mistérios, tirar dúvidas e conhecer relíquias da nossa história. Por exemplo, gostaria de iniciar o garimpo de fotografias e filmes que pertenceram ao acervo do fotógrafo José Seabra. Segundo ouvi dizer, teriam sido adquiridos pela Fundação José Augusto. Certamente que se achados, teríamos a oportunidade de conhecer fatos e pessoas que marcaram a vida potiguar num determinado lapso de tempo, de grande valor  histórico. 
Poderemos, inclusive, identificar pessoas e lugares, como alguns casos que estou pesquisando junto aos mais vetustos. Um deles foi solicitado pelo pesquisador Fred Luna.
Prometo que todo o resultado dessa troca de informações eu divulgarei neste blog do MIRANDA GOMES e no do IHGRN.

A par disso, tem sido uma verdadeira riqueza a colaboração de amigos e leitores com a remessa de fotografias de rara beleza, que nos proporcionam contemplar a obra de DEUS e também dos homens, como a que aqui apresento, da colaboração de Herman Soares.
Considero fundamental que sejam feitos os registros das fontes.
VAMOS COMEÇAR?

Nenhum comentário:

Postar um comentário