quarta-feira, 23 de março de 2016

SEM SOLUÇÃO, ainda,



Após haver dedicado um ano e meio a uma luta dos estudantes residentes na CASA DO ESTUDANTE DO RIO GRANDE DO NORTE, conversando com Membros do Ministério Público, com Deputados, OAB/RN, com o próprio Governador, Vice e Chefe da Casa Civil, representante da Comissão de Direitos Humanos, recebo a lamentável notícia de que tudo está como dantes no quartel de Abrantes.

Recebi recente correspondência do ex-Presidente imediato da CERGN, hoje Bacharel em Ciência da Computação pela UERN e Mestrando em Ciência da Computação pelo PPgCC UERN/UFERSA, Serafim do Nascimento Junior, retratando como deixou a presidência por haver concluído o seu curso e perdido a condição de estudante:

“Boa noite Professor Carlos Gomes! Venho aqui agradecer ao senhor por toda a ajuda que o senhor forneceu às CERGNs de Natal durante o período em que eu estive por lá tentando também ajudar aquela instituição, se assim posso chamar, que me ajudou e contribuiu muito para a minha vida acadêmica assim como para a vida de muitas outras pessoas.

Desde a assinatura do TAC, estávamos confiantes na vinda dos benefícios, dos quais, principalmente, a realização da tão sonhada reforma daquele importante prédio histórico. De Setembro a Dezembro tivemos café da manhã e almoço das segundas à sextas-feiras, sendo ausentes nos finais de semana e feriados. Em Outubro, os ASGs apareceram para auxiliar na limpeza da CERGN e ainda continuam indo. O material de limpeza também foi fornecido sempre que solicitamos, mas da última vez, a SETHAS provavelmente esqueceu de enviar. O TAC em si não foi totalmente cumprido, mas pelo menos estas coisas que citei foram cumpridas e acalmaram a maioria dos residentes regulares e, em contrapartida, assustaram os residentes irregulares. Ainda esperamos pelos porteiros que nunca apareceram e a reforma, benefícios os quais o pessoal da SETHAS sempre encontra uma maneira de nos "dar esperança" com suas desculpas. O Ministério Público também não conseguiu efetuar o registro das Atas das eleições da CERGNs de Natal e, portanto, dificultando ainda mais o processo de regularização das Casas. O pessoal do MP nunca sequer pôde comparecer as Assembleias que fizemos na CERGN de Natal. Sempre tinham uma desculpa e, assim, não puderam sentir a necessidade de resolvermos os inúmeros problemas que existem por lá. Tanto Rafaela e Maria (Presidente e Vice-Presidente da CERGN Feminina, respectivamente) quanto eu, fomos à procura do MPRN, mas as desculpas sempre foram as mesmas, apesar deles demonstrarem interesse em ajudar. Antes de eu sair da Casa, fiz uma última reunião de despedida no último sábado (12/03/2016) visando apresentar as prestações de contas dos meses em que eu estive na instituição; escolher os representantes para formar a comissão de eleição da Casa (devido ao fato daqueles que fazem parte da Direção não poderem fazer parte desta comissão); e ressaltar a importância dos Estudantes regulares atrasados entregarem suas declarações para que a SETHAS assine o contrato com a empresa que fornece alimentação para a Casa assim como para serem feitos os cadastros desses Estudantes. 

Durante esta reunião, um dos irregulares me insultou verbalmente e tentou me agredir na frente de todos, eu até consegui filmar um pouco, mas ele veio em minha direção para me agredir fisicamente. Felizmente, não conseguiu, pois se tivesse, tinha havido uma briga feia na Casa. A ex-representante da SETHAS, Liliane Abreu, me protegeu e não houve brigas físicas. Foi o maior tumulto. Os irregulares sempre conseguem fazer isto nas reuniões. Infelizmente a polícia não pôde comparecer. Aliás, a Polícia nem sequer aparece mais quando o pessoal da Casa denuncia as festas dos irregulares durante a madrugada, uso de drogas e outras coisas. Eu liguei em um dos finais de semana, o policial atendeu e disse que ia protocolar a denúncia e enviar uma viatura. Até hoje espero esta viatura chegar na Casa. Estevam e Washington fizeram o mesmo, e a mesma situação se repetiu. Infelizmente os irregulares estão voltando a dominar novamente a CERGN masculina de Natal. (Fica difícil ajudar a CERGN).

Eu terminei minha graduação e apliquei para o Mestrado da UERN/UFERSA. Fiquei em primeiro lugar no Processo Seletivo e tive que me mudar para Mossoró. Minha linha de pesquisa é a que eu estava procurando, Otimização e Inteligência Computacional. Felizmente vou ser bolsista da CAPES e terei como pagar aluguel por aqui. Minhas aulas na UFERSA já começaram e estou ansioso para os novos desafios assim como preocupado, pois a pós-graduação exige muita independência intelectual. Espero adquirir ser cada vez mais um estudante independente. Nos últimos meses, minha vida estava muito corrida e estressante e, infelizmente, não pude ir ao seu encontro para conversarmos a respeito da CERGN. Término a apresentação de TCC em Dezembro, Organização da Colação de Grau do meu curso, conclusão de alguns documentos da CERGN, reuniões com a SETHAS, entre outras coisas. De qualquer forma, agradeço muito ao senhor por toda a ajuda que nos forneceu em todo este tempo que se passou. O senhor é um Homem de muito respeito, digno de nossa admiração e um exemplo de competência e honestidade para todos nós. Um cidadão brasileiro honesto e um ser humano maravilhoso! Deus, Jesus Cristo e o Espírito Santo o proteja sempre, dê muita saúde para o senhor e toda a sua família, paz, harmonia, felicidade, prosperidade e tudo o que há de melhor. Desejo visitá-lo quando eu for a Natal! Preciso começar a comprar seus livros! Vou começar pelo "O Velho Imigrante", depois "Amor de Verão", "Menino do Poema de Concreto", e os demais que eu descobrir, e pegar seu autógrafo!!!). Conversamos, Professor! Mais uma vez, muito obrigado!
Um obrigado da CERGN também! Um abraço de Serafim!“.

Lamento não possa mais fazer nada sobre o assunto. Consegui redigir minutas do novo Estatuto e Regimento Interno, preparei atas, minutei ofícios, compareci a algumas reuniões, consegui mantimentos por pouco tempo junto ao Rotary Club Natal-Sul, colaborei para retirada de certidões e outros documentos, ofereci sugestões para os termos do TAC celebrado com o Ministério Público, escrevi artigos em blogs e revistas sobre a importância das Casas dos Estudantes. O “guerreiro” está velho, doente, cansado e apela para as almas bondosas que queiram continuar com essa luta justa, que pretende preservar o futuro dos estudantes do nosso Estado.
Este “comunicado” pretende tão somente dar ciência dos acontecimentos, esperando que as autoridades nominadas retomem a ação prometida em favor dos estudantes e que DEUS proteja estas sementes do amanhã!.


(o trecho reproduzido entre aspas foi autorizado pelo signatário).

Nenhum comentário:

Postar um comentário