sexta-feira, 18 de março de 2016

HOMENAGEM AO ARTISTA


JOÃO BATISTA DA SILVA – Tita dos Canaviais
João Batista da Silva, conhecido por todos como TITA DOS CANAVIAIS, nasceu em Pedregulho, localidade do município do Ceará-Mirim, em 16 de abril de 1948.
Sem nenhuma formação musical formal, descobriu-se músico e de boa qualidade, atuando em vários segmentos: é cantor, compositor e instrumentista. 
Uma das suas primeiras obras foi musicar a bela letra do Hino de Ceará-Mirim, de autoria do grande compositor José Luiz da Silva em outubro de 1968. Há um fato curioso e desconhecido de grande parte da população. Embora parceiro de José Luiz da Silva, o nome de Tita dos Canaviais não aparece como compositor da música do hino. Este fato tem uma explicação decente e de solidariedade. É que a Câmara Municipal do Ceará-Mirim aprovou uma lei que estabelecia uma pensão vitalícia para “o autor” do hino, mas só um deles. Assim sendo, o hoje homenageado abriu mão de sua co-autoria para beneficiar o parceiro José Luiz, nessa época já acometido de vários problemas de saúde.
Em setembro de 1969 estreou como componente de um conjunto musical que protagonizou um grande sucesso na sua época, denominado Os Verdes Canaviais, tendo inclusive, viajado por todo o nordeste do Brasil fazendo o que mais gosta – tocar e cantar. 
Em 1973, por delegação do governo do Estado do Rio Grande do Norte, foi representar o Estado, com participação ativa no festival de música em nível do Nordeste, juntamente com seu irmão Damião na Rede Tupi de Televisão, filial de Recife/PE no programa PORQUE HOJE É SÁBADO, apresentado por Fernando Castelão, tendo se classificado em primeiro lugar.
Em 1983 recebeu convite para ser o diretor do Conjunto Musical Ivanildo Sax de Ouro do Brasil, no que de pronto aceitou, saindo em turnês por todo o Brasil. Ainda com Ivanildo um dos maiores saxofonista do Brasil, teve oportunidade de gravar com excelentes músicos do brasileiros e estrangeiros, (entre os quais destaque-se Paulo Moura um dos maiores pistonistas do mundo de quem sempre foi fã); gravou através dos melhores estúdios musicais da América Latina, (Avaí, Transamérica e Reunidos) deixou sua marca registrada como cantor e músico.
Tem nove (9) discos gravados, dos quais cinco (5) já na carreira solo.
Em 2010 tornou a homenagear a sua amada terra - Ceará-Mirim no Rio Grande do Norte, compondo uma bela e evocativa música, intitulada “Vale Verde”.
Em 2012 participou da Assembleia Cultural onde recebeu o troféu Destaque Cultural outorgado pela presidência da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte. 
Assim é Tita, um ceará-mirinense, músico, cantor, criador e arranjador de belas músicas.
CurtirMostrar mais reações
Comentar

Nenhum comentário:

Postar um comentário