quinta-feira, 17 de março de 2016

O ENGENHO PITOMBEIRA

            Conforme consta no blog franciscoguiacm.blogspot.com.br,(*) o Barão de Ceará-Mirim,o engenho Pitombeira foi fundado no final do século XIX, pelo senhor João Gomes da Costa. Fora o maior engenho construído no município de Taipu. Segundo seu atual proprietário João Elias Farias Neto (Neto Elias), a comunidade do antigo era formada por mais de 180 casas, 5 casas de farinha, estação de trem (conhecida como 52).
            Sobre a fazenda Pitombeira, onde se localizava o antigo engenho, temos ainda outra informação que trata de um personagem bem conhecido de Taipu que é João Câmara, empreendedor industrial e político natural de Taipu.Segundo Torquato (2009, p. p.63-64 ) a fazenda Pitombeira era
propriedade rural com trabalhadores de vários misteres, moradas, capela, ranchos salpicando as encostas e uma loja, quase armazém, vendendo quanto precisasse o habitante da região. A estrada de ferro passava encostado e fora conseguida uma “parada” no quilômetro 52,Pitombeira, inaugurada a 15 de novembro de 1907.Pelos trilhos, Taipu, ficava a três quilômetros adiante.
            Ainda segundo este autor João Gomes da Costa havia comprado a  Pitombeira por dois contos de réis no velho bom tempo. João Gomes da Costa era natural da Gameleira, também distrito de Taipu. Era homem maior de quarenta anos, moreno, baixo, risonho, com olhos faiscantes de energia e bondade. Era uma casa grande de família patriarcal.João Gomes da Costa  era atirado, alegre, progressista, amigo das novidades mecânicas. Segundo Torquato (2009, p.65) ele instalou um locomóvel em 1905 e com seu prestigio conseguira que a estrada de ferro passasse por sua casa e erguera uma “parada” para embarque e descarga de produtos. Comprara um zonofone atroador com os discos da Casa Edison.
E onde entra João Câmara nessa história?
          Pois bem, ocorre que João Gomes da Costa era padrinho de crisma de João Severiano da Câmara. O acolheu como filho na Pitombeira e segundo Torquato “ensinou ao afilhado as tabelas de preço, descontos, regra de três e a ciência das medidas, covado, varas e os raros metros, as capacidades, cuia, litro, salamim, quarta” (p.63-64).O jovem João Câmara passou a trabalhar no armazém da fazenda onde recebia 50$000 mensais pagos regiamente pelo seu padrinho.
            Conforme Torquato (p. 63-64) a Pitombeira foi uma escola de aprendizagem prática, o primeiro curso real na variedade do conhecimento humano foi a Universidade para jovem João Câmara.



imagens do antigo engenho Pitombeira

Capela São João Batista.É uma da mais antigas capelas de Taipu, porém esta capela não pertence a paróquia, é uma capela particular.


interior da capela

aspecto do Engenho Pitombeira
Casa grande do Engenho Pitombeira

Fontes:
TORQUATO, Aldo (Org). Baixa-Verde Raízes da nossa história. Coleção Baixaverdense - Vol. I,2009.
http://franciscoguiacm.blogspot.com.br/2013/07/engenho-pitomabeira-em-taipu-rn.html
(artigo publicado em 27 de março de 2014 - quinta-feira). OBS.: Corrigido, no primeiro parágrafo, no que se refere ao nome colocado no original como José Gomes da Costa, quando na versade deve ser João Gomes da Costa).

Nenhum comentário:

Postar um comentário