domingo, 6 de março de 2016

AGENDE-SE



LEIDE CÂMARA
O livro Praieira – A Canção da Cidade do Natal, 93 anos é um registro discográfico da canção-hino “Serenata do Pescador”, poema de Othoniel Menezes, música de Eduardo Medeiros, desde a sua primeira gravação, com Valdira Medeiros, em disco de acetato no ano de  1956 ( pela Rádio Nordeste/ Dr. Dinarte de Medeiros Júnior),  aos dias atuais. “Praieira” vem sendo tocada e cantada por gerações de modinheiros, desde a década de 1920, em serenatas na janela da mulher amada ou nas ruas da cidade, em cortejos da boemia, em saraus e outros encontros poéticos, em que também se ouviam famosas modinhas de Ferreira Itajubá, Gotardo Neto, Lourival Açucena, Ivo Filho, , Palmira e Segundo Wanderley, Auta de Souza, Oswaldo de Souza, Othoniel Menezes, Gumercindo Saraiva e tantos outros. Passou pelos acordes dos violões e pelas vozes de  eternos poetas e seresteiros,  Heronides França, Eduardo Medeiros, Olympio Batista Filho, Deolindo Lima, Afonso Santos Lima, José Maux Júnior, Jayme Wanderley e Evaristo de Souza, que muitas vezes saíam em cortejos da casa da família Maux e desfilavam pelo centro da cidade para a grande celebração das festas da época.
Em 2003,  para comemoração dos 80 anos de Praieira e atendendo ao desejo de Othoniel Menezes, lançamos um luxuoso álbum, “ Todos cantam Praieira” com gravura de Dorian Gray, projeto gráfico do artista Zédegarva (Galvão Filho) em que foram gravadas pela primeira vez em estúdio ( Jota Maciano) as seis estrofes como modinha. Um disco para lembrar os velhos tempos num encontro de gerações eternizado em duos nas vozes de: Paulo Tito e Marina Elali; Fernando Luiz e Odaires; Fernando Towar e Glorinha Oliveira; Pedrinho Mendes e Terezinha de Jesus; Liz Nôga e Lucinha Lira; Babal e Valéria Oliveira; e os vocais de cantora lírica Ângela Maria e arranjos assinados por Babal. Em 2007, gravamos em Natal (no Studio Promídia), o álbum Praieira com o Trio Irakitan,  com arranjos de Eduardo Taufic.
Praieira é cantada em teatros, documentários, shows, além de fazer parte do repertório de vários músicos e corais no Rio Grande do Norte. No Projeto Pôr-do-sol no Potengi (de novembro de 2009 a 2014),  foram mais de mil  (1.000) interpretações  da famosa música.
Para Celebrar os 93 anos lançamos o livro, A Canção da cidade do Nata  com registros discográficos de  vinte e seis gravações e cinco reproduções da “Serenata do Pescador”, interpretadas por diversos músicos e grupos em diferentes álbuns, com belos arranjos para violão, saxofone, flauta, acordeom, vozes de grandes intérpretes do nosso cancioneiro. Sabemos que, Paulo Tito e  Fernando Towar, são seus  maiores interpretes.
... “ a música não envelhece, quem envelhece são os arranjos”. costumava dizer, Vivi” (Veríssimo de Melo 1921-1996) escritor, compositor e imortal da Academia Norte-Rio- Grandense de Letras.
 A canção se torna “imortal quando vai para uma caixinha de música”, dizem os críticos. Para mim, ela se torna eterna quando toca o coração, como um perfume que seduz e permanece, assim é “Praieira”, que tem cheiro de saudade de nossa Natal Cidade Quatrocentona.
Praieira é um Hino, um clássico da Música Potiguar. Brasileira


QUEM GRAVOU - PRAIEIRA

1956 – Valdira Medeiros,
1972 – Madrigal da UFRN
1975 – Paulo Tito,  (Reencontro)
1983 – Ivanildo o Sax de Ouro,
1985 – Francisco Brasil,
1985 – Lourdinha Paiva
1986 – Ivanildo, o Sax de Ouro,
1993 – Quarteto de Cordas da UFRN,
1998 – Alvimar Farias,
1999 – De Coro e Alma,
1999 – Grupo Sonatal,
2001 – Coral Sons da Terra,
2002 – Bosco,
2002 – Zacarias,

2003 – Todos Cantam Praieira

           Paulo Tito e Marina Elali;
           Fernando Luiz e Odaires;
           Fernando Towar e Glorinha
           Oliveira; Pedrinho Mendes e Terezinha de Jesus;
           Liz Nôga e Lucinha Lira; Babal e Valéria Oliveira.
           E os vocais de cantora lírica Ângela Maria.

2003 – Marrocos,
2004 – Paulo Lúcio,
2004 – Raimundo Flor,
2005 – Orquestra Sanfônica Potiguar,
2006 – Nando Brasil,
2007 – Trio Irakitan,
2010 – Carlos Zens,
2010 – Fernando Towar,
2011 - Khrystal, (acompanhada pela Banda Independente da Ribeira),
2011 – Fernando Towar,
2013 – Fernando Towar,
2014 – Coral da Anasps Vozes do Potengi,


No dia 10 de março
Vamos Celebrar Praieira 
Vamos Celebrar a Mulher e a poesia
Vamos Celebrar a Música Potiguar Brasileira.



                                                                                                                        Leide Câmara
Pesquisadora de Música


Dicionário da Música do Rio Grande do Norte,  2001
A bossa nova de Hianto de Almeida, 2010
Luiz Gonzaga e a Música Potiguar 2013
Ademilde Fonseca A potiguar no choro brasileiro. 2015


Contato


fone (84) 9.9982-2438

Nenhum comentário:

Postar um comentário