domingo, 10 de janeiro de 2016


CARTAS DE COTOVELO 03/2016


CARLOS ROBERTO DE MIRANDA GOMES, veranista


Veraneio diferente

           Neste ano de 2016 a nossa temporada de verão em Cotovelo se apresenta diferente dos anos anteriores.

        Várias situações concorrem para esta avaliação, apresentando aspectos positivos e outros, nem tanto.
          
             O primeiro destaque se volta para a segurança 24 horas, este ano monitorada pela MASTERSEG, numa parceria com a PROMOVEC dando alento ao nosso cotidiano, que assim voltou aos tempos mais longínquos, quando permitia as conversas noite a dentro nos alpendres e o lazer de pequenos jogos caseiros.

         Um outro fator, também diz respeito à segurança, esta a cargo do Poder Público, com a constante e eficiente atuação da Polícia de Trânsito, coibindo os abusos dos menos avisados, principalmente no que diz respeito à Lei Seca.

             Continua solta a badalação das festas em Pirangi, atravancando o trânsito e a paz, pois elas só se preocupam com o sucesso financeiro dos donos dos "circos", sem qualquer compromisso com a qualidade de vida da pacata população nativa e/ou agregada em busca de tranquilidade nestas praias onde a natureza maravilhosa transborda em sua geografia humana e física.

          O descuido de uns e a indiferença de outros têm sido responsáveis pelo lado negativo do veraneio, seja pela provocação da poluição sonora ou pela descaso com o lixo que termina se espalhando em seu entorno, chegando ao mar, vitimando animais, como já constatamos por ocasião dos mutirões de limpeza, pondo em risco uma ave exótica, engalhada em plásticos e uma tartaruga que, certamente viria desovar, e acabou morrendo com a ingestão de plásticos flutuantes à beira-mar.

          O meu jardim sente a ausência do velho amigo beija-flor, mas ganhou um novo visitante - um camaleão de bom tamanho.        


          A meninada aproveita em todas as dimensões, soltas nos divertimentos prediletos, exageros gastronômicos e banhos prolongados na praia (uma das menos poluídas do Estado) e nas mangueiras d´água e chuveiros externos e a casa está sempre cheia, convivendo com o estresse de Toddy José e Malú.

           Minha mulher, quem diria, surpreendendo a todos, arriscou-se a subir o quadriciclo de Rafa, esquecendo os recentes problemas musculares e da estrutura óssea. Ainda bem!!!!! Repetiu a subida do touro de Gravatá.


          
              O velhinho aqui é que não muda a rotina = fundo de rede arrodeado de livros; TV, agora com a NETFLIX e  a internet, UFA!!!, que finalmente tem condições de acesso diário, permitindo ficar atualizado com os amigos e parentes daqui e de além mar e as notícias do mundo. (Recebi notícias de Didi Avelino, Paulo Venturelli e os parentes italianos e franceses).



Nenhum comentário:

Postar um comentário