quinta-feira, 15 de outubro de 2015

SOLENIDADE DE ENCERRAMENTO DA COMISSÃO DA VERDADE DA UFRN


Relatório será lançado nesta quarta-feira na UFRN (Foto: Divulgação/Comissão da Verdade da UFRN) 
A manhã do dia 14, no auditório Professor Otto de Brito Guerra, foi indiscutivelmente radiosa. Auditório cheio e presenças ilustres entre convidados, depoentes, autoridades e a comunidade universitária.
O Hino Nacional Brasileiro deu o toque de solenidade patriótica e democrática.

Os pronunciamentos foram feitos dentro da medida certa e a abertura emocionou a todos com a execução de duas canções marcantes da resistência estudantil - "Coração de Estudante", de Milton Nascimento e "Por que não falar de flores", de Geraldo Vandré, fazendo toda a plateia, de pé, entoar esse verdadeiro hino de libertação.
A mesma sensação ocorreu no encerramento, quando convocado o Professor Aldo da Fonseca Tinoco para receber cópia do livro-relatório como representante dos depoentes, a plateia, respeitosamente de pé, o aplaudiu efusivamente.
Na ocasião proferi as seguintes palavras, em nome da Comissão da Verdade da UFRN:
      Quis o Criador que eu tivesse recebido, no entardecer da existência, tarefa tão importante para a minha trajetória profissional e para a história da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
      Trabalho árduo, mas gratificante, seja pela emoção de desvendar histórias de vidas, seja pela convivência absolutamente harmônica e responsável de todo o grupo que formou a Comissão da Verdade da UFRN, onde tive a feliz oportunidade de rever velhos amigos do tempo de juventude e outros novos – meninos que poderiam ser meus filhos ou netos.


      Registro o penoso ritual de ouvir verdades e compará-las com outras verdades, num cruzamento que somente aumentou nossos conhecimentos, trazendo para cada um de nós a emoção de carreiras interrompidas, caminhos desviados, separação do seio familiar, de atraso significativo no curso da busca de um melhor lugar ao sol, inclusive o conhecimento de perseguições, torturas e até mortes, graças a Deus, estas últimas fora das cercanias da Universidade.
      Particularmente, sofri pelo fato de haver convivido com as pessoas e as circunstâncias de um período sombrio, mas não ter participado ativamente da busca pela reconquista da liberdade, não por vontade própria, mas pela coincidência de naquele exato período em 1964, haver iniciado e assumido encargos de família e de construção de novos seres: quatro filhos/filhas e netos/netas. Nessa tarefa comecei muito cedo.
      A persistência e o denodo dos estudantes ao desvendarem arquivos em lugares diferentes, arrecadando documentos fundamentais para a construção de uma verdade mais consistente, com a coleta de documentos confidenciais, processos e a oitiva de pessoas protagonistas de toda essa trajetória, os que estavam no lado do Governo e os que combatiam a ditadura, de cuja análise tiramos muitas conclusões, todas elas absolutamente isentas de espírito de revanchismo ou de pressão ideológica.
      O Relatório que conseguimos elaborar, em meu sentir, é uma peça da melhor e maior valia, pois descreve e comprova fatos, momentos marcantes da vida acadêmica, nos seus três segmentos – docente, discente e funcional.
      Foi possível, com a consulta documental, iconográfica e depoimentos construir um Relatório revelador, onde estão registradas recomendações à UFRN para algumas reparações de ordem moral, que torne permanente a indicação dos perseguidos e dos perseguidores, “ad perpetuam memoriam”.
      Uma palavra especial para a Magnífica Reitora Ângela Paiva, que nos ofertou toda a estrutura necessária para a busca dos objetivos da Comissão, cujo acervo ficará, provisoriamente, na estante 051 do Arquivo Geral e outra parte no Curso de História até que seja possível a construção de um Memorial no prédio da velha Faculdade de Direito da Ribeira, facilitando a consulta de todos os interessados em conhecer a verdade.
      Poderia, mas não o faço, tecer comentários ao papel de cada um dos membros da Comissão, dos estagiários e colaboradores, mas isso será melhor apreendido com a leitura do Relatório Final, do qual me orgulho e, tenho a certeza, de que também os demais construtores desse  alentado trabalho. Contudo, não posso deixar de agradecer, em especial, a duas pessoas: Kadma Maia, Secretária da Comissão, que deu régua e compasso aos trabalhos e a Juan de Assis Almeida, representante dos estudantes, o mais persistente pesquisador do Grupo, que tornou possível descobrir nomes e reverenciar memórias.
      Não pensem que o trabalho é definitivo, pois omissões involuntárias podem ter acontecido, o que será reparado no tempo devido, pois o tema será eternizado nos currículos da UFRN como meio de legar à posteridade os exemplos que devem e os que não devem ser repetidos. Os detalhes de tudo vocês virão na leitura do Relatório.
      Por fim, esperamos da UFRN que torne realidade as recomendações da Comissão da Verdade e que reconheça os erros cometidos e se penitencie perante a comunidade acadêmica.
      De tudo, restará a saudade das nossas reuniões, verdadeiras audiências públicas, pois permitimos a presença e a participação de qualquer pessoa que tenha demonstrado interesse na busca da verdade.
      Já podeis da Pátria filhos,
Ver contente a mãe gentil;
Já raiou a liberdade
No horizonte do Brasil
Já raiou a liberdade,
Já raiou a liberdade
No horizonte do Brasil.
Evaristo Ferreira da Veiga
(trecho do Hino da Independência do Brasil)

Artigo Final. Fica proibido o uso da palavra liberdade, a qual será suprimida dos dicionários e do pântano enganoso das bocas. A partir deste instante a liberdade será algo vivo e transparente
como um fogo ou um rio, e a sua morada será sempre o coração do homem.
Thiago de Mello: Estatuto do homem
Santiago do Chile, abril de 1964.

NOSSA MISSÃO ESTÁ CUMPRIDA.
OBRIGADO.
CARLOS ROBERTO DE MIRANDA GOMES

Presidente da Comissão da Verdade da UFRN
Momentos registrados por Cícero Oliveira, da Assessoria de Comunicação da Reitoria. Dia que ficará em minha memória e que marcará a história da UFRN. Reencontro lindo de gerações de ex-alunos, professores aposentados e ativos, ex-reitores. Linda a fala do Prof. Aldo Tinoco, um dos pioneiros da Universidade, ex-preso político, que contou um pouco do que sofreu e da nossa missão primordial em defesa da liberdade do povo. Muito emocionante também foi o reencontro da geração de estudantes de 68, geração tão reprimida e censurada pela Ditadura. Emoção define tudo!
Foto de Juan De Assis Almeida. Foto de Juan De Assis Almeida.
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário