sexta-feira, 17 de outubro de 2014


O poder político e a cultura no Rio Grande do Norte

Lívio Oliveira – livioliveira@yahoo.com.br

Não há como negar, caros leitores, o fato de que temos experimentado várias e históricas perdas acumuladas no campo cultural e artístico do Rio Grande do Norte e de Natal. Os governos, nesse setor imprescindível ao povo, há tempos não se sensibilizam para a sua real importância (e não falo aqui, frise-se, de nenhum governo em especial, mas de quase todos, com honrosas exceções no âmbito de um retrospecto histórico).
Perdem-se, assim, oportunidades valiosas de colaboração institucional com a construção de uma obra cultural consistente e de relevo em nosso Estado. E não vou nem falar aqui que outros Estados têm nos dado às vezes melhores exemplos, como os vizinhos Ceará, Pernambuco e Paraíba.
A cultura vem sofrendo toda sorte de humilhação no decorrer de vários governos do RN. Os artistas e pessoas que operam em benefício do nosso crescimento cultural, esses não tiveram, ainda, a vez merecida e os incentivos reais para a realização de suas obras.
E os exemplos são muitos: o abandono, por falta de visão, de inúmeros projetos que poderiam ser vitoriosos e frutíferos; a falta de um planejamento sólido (a execução, ih!, nem se fala!), a perda de diversas oportunidades; a falta de criatividade; o desprezo ao artista; o blá-blá-blá infinito, num monótono monólogo.
Não quero parecer crítico além da conta, mas acredito que merecíamos algo melhor no futuro próximo. Os que produzem arte e cultura e os que as consomem, todos merecemos. E é por isso que quero firmar aqui a minha convicção de que precisamos escolher, no segundo turno das eleições, um governante que tenha compromisso de verdade com a cultura de nosso povo e tenha a sensibilidade mínima para entender que a arte é essencial à existência digna das pessoas. A arte é, também, saúde mental e física. A arte é ecologia. A arte é educação. A arte empreende e constrói. A arte recupera e socializa. A arte é anti-violência. A arte é vida.
E eu tenho certeza de que governantes que possuírem essa concepção das coisas, tenderão a executar bons governos em todos os campos. Mirarão na profundidade das coisas e vislumbrarão projetos a realizar. Não se perderão no “achismo”, na politicalha e num falso pragmatismo que impede a visão do sensível e do essencial.
Há muita coisa a ser feita. E urgentemente: As nossas bibliotecas merecem ser redimensionadas e revitalizadas, além de modernizadas, vez que a biblioteca dos nossos dias deve ser um espaço plural e que contenha novas alternativas de entretenimento e distribuição de conhecimentos. A nossa orquestra precisa de melhores salários e melhores condições de trabalho, progressivamente. O nosso teatro precisa de mais incremento. Por sinal, precisamos de pelo menos um novo e maior teatro público, urgentemente. A literatura precisa voltar a ter mais vez, com critérios aperfeiçoados para muitas outras publicações de qualidade e premiações literárias e a divulgação de nossos autores e a distribuição de nossos livros além-fronteiras. Há urgência na atenção ao nosso patrimônio museológico, inclusive com mais incentivos ao IHGRN e outras entidades que resgatam e cuidam de nossa memória. A nossa arquitetura tem que ser estudada e recuperada, naquilo que houver de importante e valioso.  A cultura precisa, também, de um casamento forte com todas as artes visuais, com a história, com o turismo.
Precisamos, sim, de obras e eventos culturais e artísticos que marquem e permaneçam, em todos os setores e em todas as esferas estatais e sociais. E muito mais, o que não caberia aqui neste espaço. Aguardo – por isso e (re)animado – que nos chegue um tempo de verdadeira renovação. Espero que venha por aí “o tempo da delicadeza”, como diria o nosso formidável Chico Buarque. E que, com esse tempo, o jardim da cultura e da arte possa ser muito melhor cuidado. Como Voltaire dizia através de Cândido: “Tudo isso está bem dito…mas devemos cultivar nosso jardim.” E que esse tempo e esse jardim sejam logo vislumbrados, que apareçam no horizonte e se materializem diante de nós com o próximo (e os próximos) governos e legisladores deste Estado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário