segunda-feira, 27 de maio de 2013

NATAL QUE NÃO CONHECI                                       Gileno Guanabara.
Natal sempre foi pródiga em atividades lítero-recreativas. Pontificavam intelectuais, jornalistas, profissionais liberais e proliferava a boemia. Citam-se as figuras de Eloy de Souza, Lourival Açucena, Sandoval Wanderley, Ponciano Barbosa, Israel Botelho, Josué Silva, Ivo Filho, Antônio Emerenciano, Ulisses Seabra de Melo, dentre outras. Dizia-se que Gotardo Neto e Ferreira Itajubá eram boêmios insaciáveis. Alguns participavam da “Oficina Literária Norte-Riograndense”.
 João Estevam, tipógrafo e proprietário da Gráfica Santa Theresinha, na Rua Vaz Gondim, publicava, no mês de junho, “Milho Verde”, anuário com artigos, poesia e registros. “Seu Estevinho” foi um dos fundadores do clube “Os jandaias”, de que foi Secretário Perpetuo, e Presidente de Honra, Emídio Fagundes. Participavam do Clube Josué, Bulhões, Evaristo de Souza, Cascudo, Waldemar de Almeida. As mulheres integrantes tinham os nomes preservados, para não serem “faladas”. O lema respeitabilíssimo da entidade era “Ver...Ouvir...Calar”. Qualquer manifestação, só com a aprovação da maioria dos sócios. Segredo maçônico.
A cidade se resumia a dois bairros, que se rivalizavam: a “Cidade Baixa” e a “Cidade Alta”. Alecrim, Rocas, Tirol, Petrópolis e Lagoa Seca, se resumiam a sítios. O transporte público através do bonde efetivou a integração dos novos bairros. As praias somente eram frequentadas aos domingos e as pessoas se banhavam por recomendação médica. O engenheiro Giácomo Palumbo elaborou o plano de urbanização de Petrópolis, por encomenda do Prefeito Omar O’Grady. Segundo o traçado, as ruas seriam dispostas na direção Norte/Sul, com vistas ao Oceano Atlântico, e na direção Leste/Oeste, no rumo do Rio Potengi.
As ruas mais movimentadas eram a “Rua do Fogo”, atual Rua Padre Pinto, onde ocorriam festas de aniversário e se davam os encontros de jovens enfatiotados. Aos domingos, cavaleiros garbosos desfilavam suas montarias e lá ocorriam bailes e serenatas. Movimento intenso também ocorria nas festas da “Rua da Palha” (atual Rua Vigário Bartolomeu), no ”Beco Novo”, (também chamada “Rua da Bica”, atual Rua Voluntários da Pátria); e na ”Rua dos Tocos” (atual Rua Princesa Izabel, e  antes Rua “13 de Maio”). A ampla ”Rua Nova” (atual Avenida Rio Branco), de vastas mungubeiras, não tinha calçamento, nem mosaicos nas calçadas.
Destacavam-se os cancioneiros populares, os instrumentistas e suas modinhas. Os saraus, em residências como a de Loiola Barata, varavam noite afora. João Neponuceno e Antônio Elias eram os organizadores. Declamavam e poetavam.  Petit na flauta, Joaquim Galhardo (trombone e saxofone); José Bibiano (clarinete); Heronides França e Francisco Soter (violão). Nas festas religiosas, apresentavam-se o fandango e a Lapinha. Reuniões costumeiras, à tardinha, se davam defronte a casa do Cel. Joaquim Guilherme, na atual Praça Padre João Maria, chamado de “Centrão”. Lá se bisbilhotava a vida da cidade. O “Grande Ponto” ainda não existia.
Durante o carnaval de rua, a “Rua da Palha” recebia ornamentação de palha de coqueiro, em forma de arcos e girândolas. Desfilavam o bloco “Maxixeira”, que saia pela manhã; o “Vassourinhas”; o “Vasculhadores” e “Os Amantes da Pinga”. O clube mais requisitado era o “Clube Noturno”.
A agitação mais intensa ocorria no “Passo da Pátria”, à margem do Rio Potengi, onde se dava, aos sábados, a “feira do grude”, assim denominada em decorrência da parada do trem vindo de Extremoz, com abastecimento de grude de mandioca, legumes, verduras e frutas, no local. O encontro das famílias fomentava o namorico entre elas. O trem trazia o rebanho de gado que da estação ferroviária se dirigia à “Rua da Salgadeira” (atual “Rua da Misericórdia”), local do matadouro que abastecia de carne a cidade.
O abastecimento de água era obtido no Riacho do Baldo, através dos burros e das barricas. Nas águas correntes do riacho as famílias se banhavam nas domingueiras. A cidade não dispunha de luz elétrica. A “Rua Nova” (Avenida Rio Branco) foi o primeiro logradouro a ter o sistema de iluminação pública, através de postes de lampião a base de querosene.
No dia 3 de maio, ocorria a festa religiosa, em comemoração à “Santa Cruz da Bica”, atual praça com o mesmo nome, na confluência da “Rua do Fogo” e o “Beco Novo”, marco Sul da cidade, margem direita do Riacho do Baldo. Segundo a tradição, a descoberta da cruz, ainda hoje preservada, coube a Claudino José de Melo ao escavar a terra, a fim de construir uma casa. Do lado Norte, existe a cruz xantada perante a Igreja dos Negros do Rosário. São os limites da “Cidade Alta”.
Das festas juninas, o xerém do milho plantado nos quintais. Serviam de amabilidades a cangica e a pamonha cozidas na própria palha, em panelas de barro. Foram-se reduzindo os quintais. Não se cultivaram mais as fruteiras, os legumes, as pimenteiras, os cheiros e os coqueiros. Não se plantou mais a romãzeira.





Nenhum comentário:

Postar um comentário