PAULO DE TARSO CONVIDA
________________________________________________
História do Dia Nacional da Consciência Negra
Pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003, foi declarada a data de 20 de novembro, como "dia da consciência negra", consagrando a data, passada no ano de 1695, em que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.
Pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003, foi declarada a data de 20 de novembro, como "dia da consciência negra", consagrando a data, passada no ano de 1695, em que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.
A homenagem a Zumbi é de magna justiça, pois este personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade.
Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também um forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo.
Que a data sirva, também, como dia da consciência universal contra a discriminação dos nossos irmãos negros.
________________________________
Minha Homenagem Poética ao "Dia Internacional da Consciência Negra", e contra qualquer forma de preconceito e discriminação.
Ivam Pinheiro Vivas a Zumbi dos Palmares e do Brasil! Que a Consciência Negra seja a flor da alma vicejando forte e bela poesia, hoje e todos os dias. Pois, ZUMBI SOMOS TODOS NÓS! ***************** SOMOS TODOS, ZUMBI. Ivam Pinheiro. Valeu Zumbi, a sua luta, e o grito que com dignidade e toda gloria soou forte na terra de Palmares. E ecoou livre por todos os ares: Liberdade, e se refez a história. Liberdade são corpos em belas almas. Irmanados são sobreviventes – Irmãos: Livre povo será sempre bons cidadãos, sem distinção – Zumbidos de boa voz na música da pele e tambor do coração que em nós clama consciência e calma para constituirmos juntos nossa nação. Um e tantos outros filhos do rei Zumbi: Tetsumi, Fritz, Priscila ou Mestre João. Amigos e irmãos de Ceci, Manuel ou Peri. Todos - Consciência e Zumbidos de paz. Afetos, respeitos e diversidades na ação. E qualquer quilombo – vilas e escopos de cidades da consciência que impera E um dia será total e na certeza à vera: Uma nação Brasil – sem preconceitos de cor da pele, etnia ou julgar conceito: de preferência sexual, gosto ou religião, apenas o ser humano, digno e cidadão. Natal, RN, Brasil, 20.11.2012 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário