sábado, 15 de setembro de 2012



MANHÃ DE EMOÇÕES
A ACADEMIA DE LETRAS JURÍDICAS DO RIO GRANE DO NORTE, neste dia 14 de setembro, viveu um dos seus grandes momentos, com duas homenagens justíssimas a dois dos seus Patronos.
O cerimonial foi seguido rigorosamente pela Presidente da Junta Governativa, Acadêmica ZÉLIA MADRUGA, que compôs a Mesa com a representante do Instituto Ludovicus, Acadêmica Anna Maria Cascudo Barreto, Professor Manoel de Medeiros Brito, representando a Liga de Ensino do Rio Grande do Norte, do Dr. Paulo Eduardo Pinheiro Teixeira, Presidente da OAB/RN, Acadêmico Arthúnio Maux, que secretariou a sessão e Dr. Emmanoel Cristovão, representante da Academia Cearamirinense de Letras e Artes, citando como extensão da Mesa, as presenças do Acadêmico Jurandyr Navarro da Costa, Presidente do IHGRN, Dr.Ormuz Barbalho Simonetti, Presidente do INRG, o representante da Justiça Federal e da Fundação José Augusto.
O Acadêmico IVAN LIRA DE CARVALHO, num discurso brilhante, traçou o perfil do inesquecível Professor RAIMUNDO NONATO FERNANDES, que foi titular da Cadeira nº 16, cujo Patrono é o Eminentíssimo MIGUEL SEABRA FAGUNDES.
 Dona BERTA RAMALHO FERNANDES, emocionada e austera, acompanhou o elogio ao seu companheiro falecido, juntamente com integrantes de sua família, dando maior brilhantismo ao evento, uma vez que ela, igualmente, tem relevantes serviços prestados à sociedade Potiguar.
Na sequência dos trabalhos, usa da palavra a Acadêmica ANNA MARIA CASCUDO BARRETO, que fez a apresentação do DR.MARCOS GUERRA, filho do homenageado, Professor OTTO DE BRITO GUERRA, no centenário do seu nascimento, traçando, com breves palavras, o perfil do Professor OTTO e do Dr.MARCOS.
Em sua palestra, o DR.MARCOS GUERRA, vivamente emocionado, dissertou sobre a dimensão do seu pai, em variados aspectos da sua vida, traçando o homem criativo, corajoso e operativo, que com suas ideias e ações pôde modificar os costumes do seu tempo, deixando sementes que ainda germinam dos dias presentes, sendo merecedor de permanentes estudos sobre o seu papel existencial.


 A platéia que prestigiou a solenidade foi das mais seletas, dentre grande parcela de confrades, amigos, familiares e admiradores dos dois homenageados. Foi um dia grandioso e marcante para a história da ALEJURN.
Com o necrológio do Professor Raimundo Nonato Fernandes (Cadeira nº 16 - Miguel Seabra Fagundes), foram declaradas abertas três vagas na Academia, somada às deixadas pelos confrades Manoel Benício de Melo Sobrinho (Cadeira nº 26 - Veríssimo de Melo) e Enélio Lima Petrovich (Cadeira nº 08 - Nestor dos Santos Lima).



Concluídos os trabalhos da solenidade, o Acadêmico Ivan Lira de Carvalho deu continuidade ao pleito eleitoral da ALEJURN, na condição de Presidente da Comissão Eleitoral, também composta dos Membros Francisco de Assis Câmara e José Arno Galvão, com a assistência do Acadêmico Carlos de Miranda Gomes, na condição de membro da Junta Governativa da ALEJURN.

 Feita a apuração dos votos, compareceram às urnas 26 Acadêmicos, que elegeram a nova Diretoria e Conselho Fiscal, assim compostos:


Presidente: José Adalberto Targino Araújo
Vice-Presidente: Zélia Madruga

Secretário-Geral: Carlos Roberto de Miranda Gomes;
Primeiro Secretário: Arthúnio da Silva Maux;
Segundo Secretário: Lúcio Teixeira;
Diretor-Tesoureiro: Francisco de Sales Matos;
Diretor da Biblioteca: Luiz Antônio Marinho da Silva;
Diretor da Revista: Anna Maria Cascudo Barreto;
Representantes da Comissão de Ética e Sindicância:
Jurandyr Navarro da Costa,
Armando Roberto Holanda Leite
Odúlio Botelho Medeiros;
(CONTINUAÇÃO das assinaturas da ata do dia 14.9.2012-ALEJURN)
Comissão de Contas e Orçamento:
Sílvio Caldas
Roberto Brandão Furtado
 José de Ribamar de Aguiar;
CONSELHO FISCAL:
Paulo Lopo Saraiva
Adilson Gurgel de Castro
Anísio Marinho Neto. 

Os eleitos foram empossados e a Presidente da Junta Governativa, Zélia Madruga, fez a imediata transmissão do cargo, de tudo sendo lavrada ata, para os fins e efeitos de Direito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário