quarta-feira, 28 de março de 2012

DUAS BAIXAS NA CULTURA POTIGUAR

Registramos, com pesar, o falecimento de dois potiguares ilustres:
A cantora Ademilde Fonseca, a 'Rainha do Chorinho', com 91 anos de idade e 71 de carreira sofreu um mal súbito em casa, em Ipanema, na Zona Sul do Rio. Conhecida com a Rainha do Choro, ela já se tratava de problemas cardíacos, mas ainda continuava atuando, com moderação e viria a Natal para ser homenageada no "Dia do Chorinho". No ano passado, representada pela sua filha, cantora Eimar Fonseca, recebeu o tótulo de sócia honorária da Academia Macaibense de Letras, posto que nascida em Pirituba, no município de São Gonçalo do Amarante, que na época do seu nascimento pertencia a Macaíba.
Segundo a neta Ana Cristina, Ademilde Fonseca, no último fim de semana ela fez shows em Porto Alegre. Na véspera de sua morte, havia gravado dois programas para a Globo News. 
Ademilde Fonseca Delfino marcou a história da música brasileira com interpretações a consagraram como a maior intérprete do choro, gênero da música popular e instrumental brasileira. Trabalhou por mais de dez anos na extinta TV Tupi e seis discos renderam mais de meio milhão de cópias. Também fez parte do notável elenco da Rádio Nacional.
Regravou grandes sucessos internacionais e se apresentou em outros países. Ela é considerada a criadora do choro cantado e também foi a primeira cantora nordestina a encantar o país com esse gênero. A cantora contou em recente entrevista que a música 'Tico-Tico no Fubá' foi a primeira canção em que colocou letra em um chorinho.
Deixou, além da filha, três netas e quatro bisnetos e uma saudade imensa aos seus milhares de fãs.


 
No mesmo dia, a cultura potiguar perde o escritor Timbaubense José Gurgel Guará, aos 90 anos, no Natal Hospital Center, onde estava internado por consequências de um AVC.
De extenso currículo, foi advogado, professor de Letras da UFRN, oficial do Exército, trabalhou como repórter nesta Tribuna do Norte na década de 1960. Atleta da natação, defendeu as cores do Clube de Regatas Flamengo. Presidiu a Federação Aquática Norte-Riograndense. Era membro do Lions Clube de Natal Potengi.
Era autor de obras literárias e reconhecido como um patriota, com permantes gestos de amor ao Brasil e aos seus símbolos, notadamente a Bandeira Brasileira.
Foi sócio fundador do Instituto Norteriograndense de Genealogia e no dia 10 de maio, será homenageado nas comemorações do Jubileu de Ouro de emancipação da sua cidade Timbaúba dos Batistas.
Nossa Cultura está mais pobre.
Rogamos ao Criador pelas almas dos dois pranteados filhos do Rio Grande do Norte.






Nenhum comentário:

Postar um comentário