quarta-feira, 14 de dezembro de 2011


DISCURSO DE JURANDYR NAVARRO NA POSSE DOS NOVOS SÓCIOS DO IHGRN
"A aprovação destes títulos, pela Diretoria, datam de algum tempo. Os trabalhos de restauração deste prédio e do imóvel defronte, motivaram o atraso da sua entrega solene, aos ilustres destinatários, daí ser feita na presente Assembléia.

Esta sessão solene, de entrega de Títulos de Sócios Efetivos, a historiadores, é oferecida à pessoa de Enélio Lima Petrovich, dirigente desta Casa de Memória há quase meio século, no momento hospitalizado, e que todos anseiam pela sua pronta recuperação.

O ilustrado historiador é nome consagrado nos Anais da nossa Cultura. Devotou os preciosos anos de sua vida a este templo do saber histórico. Nele, foi, Enélio Petrovich, espécie de guardião do tesouro de suas relíquias, encerradas em seus arquivos, estantes e coleções de peças arqueológicas, paginações da imprensa escrita, documentos aros e todo acervo de períodos passados, adormecidos pelo tempo.

Várias as gerações que ele viu desfilar, debruçadas em suas mesas, estudando, pesquisando, qual laboratório inesgotável, da herança dos séculos.

A sua presença foi permanente no expediente de anos continuados, na sala da Presidência, administrando as demandas apresentadas, de toda ordem, contanto fossem relacionadas, principalmente, aos superiores interesses da ciência que o sábio Heródoto chamou de"Mestra da Vida".

Que na consciência dos presentes, gravado fique o seu exemplo magnífico de incansável labor e que em cada um de nós, o mesmo seja imitado. Qual seja, o de prosseguir no operoso trabalho iniciado pelos nossos maiores, em prol da cultura histórica e das suas tradições milenares.

Jurandyr Navarro Costa"

Nenhum comentário:

Postar um comentário