sábado, 28 de maio de 2011

DOIS MOMENTOS CONFLITANTES

Hoje, sábado – dia 28 de maio de 2011, a sociedade potiguar tem a oportunidade de assistir dois momentos conflitantes de sua existência:

Um, o regozijo da posse de Ângela Maria Paiva Cruz na Reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, aliás a primeira Reitora, com a obrigação de dar continuidade à profícua gestão de Ivonildo Rego, na dinamização daquela Instituição de Ensino Superior, em todos os seus segmentos, seja na triplicação dos seus equipamentos físicos, quanto nos seus quadros docente, discente e administrativo, a par de uma elevação de qualidade, reconhecida nacionalmente. Ah! Quem nos dera um Prefeito dessa qualidade para Natal!

O segundo evento, ao reverso, é de profunda tristeza, porque o nosso Machadão se despede para a vida – será demolido, mercê da sanha criminosa de burocratas desinformados e despidos de sensibilidade pública, quando vemos o Estado e a cidade de Natal envoltos em atropelos, grandes dificuldades financeiras, carência total de qualidade nas áreas básicas da educação, da saúde e da segurança.
A propósito, reproduzo o desabafo do meu irmão Moacyr, autor do projeto que seja agora destruído:

“SOLENIDADE MACABRA

Não sei se Nero fez uma festa para comemorar o incêndio de Roma, diz a história que ele tocava arpa enquanto a cidade pegava fogo. Aqui em Natal, as governantes vão fazer um espetáculo circense na despedida do condenado "Machadão", com banda de música, desfiles militares, desfiles de atletas, benção ecumênica, discursos de autoridades e homenagens, enfim, todo um festival diabólico para comemorar a demolição de um patrimônio público, Circo onde o povo pobre desfilava suas alegrias e emoções, somente pela volúpia mórbida de ver o circo pegar fogo. Verdadeira PALHAÇADA.
As instituições sérias e respeitáveis que terão parte no evento, por certo estarão cumprindo regras disciplinares, ou equivocadamente foram envolvidas pelo conto da Copa .
Sem dúvida, isso ficará para a historia de Natal com a mesma importância do incêndio de Roma. Haverá para gáudio dos serviçais do poder, a entrega pela Prefeita do Símbolo do Machadão à Governadora, tudo levando a crer que tal obra de arte venha a ser uma um alto relevo de um asno com MARRETAS amarradas em suas patas traseiras, em homenagem aos auxiliares marreteiros.” Moacyr (27/05/2011)
Afinal, vale repetir a frase lapidar, cuja origem desconheço, quando diz: é difícil a convivência com quem pode mais do que sabe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário