sábado, 2 de abril de 2011


HÁ 98 ANOS
FRANCISCO GOMES DA COSTA


O velho General Costa, único filho vivo da descendência do Coronel João Gomes da Costa e Anna Rodrigues da Costa, nasceu na Fazenda Pitombeira, do Município de Taipú, aos 2 dias do mês de abril de 1913, tendo sobrevivido à sua esposa Mabel Rose Jardine Costa, exemplo de virtude. Ingressou na vida militar em Realengo no dia 8 de maio de 1935 e, após uma longa e brilhante carreira, chegou ao posto de Coronel e, em razão de ter a condição de ex-combatente, foi para a reserva no posto de General de Brigada e, em 1966 General de Divisão. Detentor de várias condecorações, foi durante dois anos e meio Presidente da Subcomissão Geral de Investigações no Rio Grande do Norte, entre 1970 e 1972.
Sua dedicação à família foi marcante e, em relação ao meu pai, certa vez, num momento de enfermidade deste, exigiu que fosse buscar outro centro, pois em Natal ainda não havia instrumental de alta precisão e ao fazer isso disponibilizou até o seu patrimônio. Prova maior de amor não poderia ser dada.
Sobre ele conheço muitos episódios, mas espero um dia coletá-los para uma homenagem singular. Por enquanto, registro a entrevista que me concedeu em sua casa da Rua Olinto Meira, 1027, constatando que, apesar dos seus 98 anos, ainda está completamente lúcido e disposto a continuar sua jornada por mais alguns anos, se Deus o permitir. Chegou a fazer um croquis completo de toda a Fazenda Pitombeira, seus prédios, seus moradores e seus acidentes geográficos. Colocou no verso de uma fotografia de família todos os dados dos seus irmãos, do primeiro matrimônio de João Gomes da Costa com Bernardina Rodrigues da Costa - Maria (AA), casada com João Severiano da Câmara; Luzia (Ziá), que morreu muito cedo, em 1929, casada com Jerônimo Severiano da Câmara; José Gomes da Costa (Zeco), casado com Maria Ligia de Miranda Gomes; Antônio Gomes (Tonho), casado com Isaura Juvênio da Câmara; Jerônimo Gomes (Loló), casado com Otacília Teixeira Gomes; Pedro, casado com Maria da Conceição Rocha, Manoel (Ué), casado com Ligia Bemfica; do segundo matrimônio, com Anna Rodrigues da Costa, então viúva de Sergio Guedes da Fonseca, que trazia desse casamento o Dr. Sérgio Guedes da Costa, casado com Elizier da Câmara Bemfica (Zizi), o qual foi criado sem nenhuma discriminação, nasceram: Francisco (Ici), casado com Mabel Rose Jardine Costa; Luiz (Zilú), casado com Maria Dulce e depois com Estrela da Liberdade; Paulo, casado com Olindina dos Santos Lima; Maria (Lilia), solteira. Houve um filho no período da viuvez – Luiz, criado entre os filhos legítimos e que morreu ainda jovem.
A FAMÍLIA LHE TRIBUTA TODAS AS MERECIDAS HOMENAGENS.

4 comentários:

  1. Muito especial encontrar nesse espaço a história de um homem que sempre me inspirou, apesar de não compreender algumas de suas opções, para mim é um um exemplo de determinação e objetividade.

    ResponderExcluir
  2. Falece hoje esse homem que sempre admirei e respeitei. Vá em paz!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Sou de Taipu, desenho à grafite, hobby, nada profissional. Desenhei o Gal, filhos ilustres,desejo, também, desenhar o Desembargador, mas não vi uma foto boa de José Gomes da Costa. Teria? Poderia disponibilizar?
    Também quero desenhar o Cel João Gomes da Costa "Grandes Empreendedores", mas não tenho uma boa foto.
    Atenciosamente
    Arnaldo Eugenio

    ResponderExcluir