terça-feira, 18 de janeiro de 2011


EXTINÇÃO DOS ESPORTES NO RN

No findar da última semana a imprensa divulgou declarações do atual Secretário da SECOPA que, de tão bizarras, mereceu do jornalista WM da Tribuna do Norte, o epíteto de “perola”. Pelo dito ficou claro que a tal Arena das Dunas servirá para grandes eventos, para uso e deleite dos mais abastados de Natal, podendo, só eventualmente servir para a prática do futebol, que é o divertimento do povão.
Diante dessa declaração, tem-se como certo o sacrifício ( desnecessário, dispendioso e insano, pois há locais mais apropriados) do Complexo Esportivo do Machadão para dar espaço à Arena (multiuso) das Dunas, como já ocorrera anteriormente com a brutalidade contra a creche Kátia Garcia ,considerando-se que, segundo o secretário, somente naquele local escolhido ( por critérios declaradamente usurários) terá que ser erigido o Elefante Branco, quer a sociedade civil concorde ou não.
Isto representa um derrame de dinheiro público pelo ralo, ou qualquer esgoto, deixando o futebol, o basquete, vôlei, futsal etc.,em plano secundário, sem seu espaço, conseqüentemente condenados à extinção, ou, no mínimo, ao passo de um século para trás.
E aí o povão perde seu divertimento predileto, mas pode ganhar uma Emy Winehouse todo mês, ou festas de aniversário, casamentos , ou até velórios de gente “VIP”.
Diz ainda o secretário “Estamos numa guerra de negócios e temos que unir forças no sentido de trazer para Natal um grande equipamento, que é o Arena das Dunas”, (negócio com bens públicos no escuro) e ressaltou ainda a velha chantagem de que todos têm que engolir a negociata, sob a ameaça de ser considerado inimigo público .
O mais curioso, e difícil de explicar, é que, antes da ultima eleição, o dito secretário concordava com o aproveitamento do Machadão para a Copa, como estão fazendo as grandes cidades escolhidas (não entro em detalhes por questão de ética), e, de repente, torna-se candidato à primazia de acionar a alavanca do detonador para demoli-lo, podendo vir a ser coroado como o verdadeiro NERO da história dos esportes do Estado.
Uma simples explosão apagará da história esportiva as figuras de João Machado, Nesi, Agnelo, Djalma Maranhão,Cortez Pereira, Ubiratan Galvão, Jorge Ivan, Ernani Silveira, José Alexandre e tantos outros pioneiros executivos, principalmente os engenheiros Hélio Varela de Albuquerque e José Pereira da Silva, ex-professores do pretenso carrasco, que honraram a engenharia desta terra com o cálculo e execução de uma proposta estrutural rara e provavelmente única no mundo. Por outro lado serão apagadas as lembranças de William, Eusébio, Pelé, Zico, Alberí, Danilo Menezes,Scala, Ivan,Marinho Chagas, Hélcio Jacaré, Almir,etc., e da fantástica seleção de Telê Santana de 82.
Cheguei a pensar que o DEM seria diferente, mas ele caiu também no conto do legado , apesar da quebradeira do Estado, e o mais grave, é que esse crime de lesa-pátria conta com a cumplicidade silenciosa da FNF e demais instituições esportivas e respectivos clubes filiados, inclusive do Conselho Estadual de Esportes, das instituições ligadas à engenharia , arquitetura e meio ambiente, com algumas conhecidas e corajosas exceções e principalmente da sociedade civil na maior parte “silenciada” pelos métodos comuns à repressão, ou ainda do povão anestesiado e contaminado pela histeria destruidora dos vândalos, por meio de poderosa propaganda enganosa. Mais uma vez reafirmo meu alerta, podemos terminar sem Machadão, sem Machadinho, com o esqueleto inacabado de uma arena, sem copa, e com uma gigantesca dívida a pagar. Quem viver verá.
Moacyr Gomes da Costa
Arquiteto – 16/01/2011

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. https://steffanoantunes.wordpress.com/2011/01/20/viabilidades/

    Tio,

    Fiz uma postagem sobre a Copa.

    Abraços,

    Stéffano

    ResponderExcluir