quinta-feira, 25 de novembro de 2010


A MENTIRA TEM PERNAS CURTAS
Carlos Roberto de Miranda Gomes,
titular do “Blog do MIRANDA GOMES”.

Qualquer empreendimento que seja alimentado pela MENTIRA está fadado ao fracasso. Assim vem acontecendo com o “projeto da Arena das Dunas”.
Sem mistificar a história, tudo começou em 2007, com um estudo feito pelo Arquiteto Moacyr Gomes da Costa para adaptar o Machadão às exigências da FIFA para a Copa de 2014. Foi enganado pela “turma” - ERA A PRIMEIRA MENTIRA.
Embora aprovado o estudo pelos técnicos da FIFA, ainda em 2007, no regresso a Natal, à sorrelfa, foi desviado o foco da coisa para um novo local, no início de Pirangi, com o anteprojeto do Estrelão, da autoria de Glay Karlis . Este jovem arquiteto também foi escanteado - FOI A SEGUNDA MENTIRA.
Em 2008 começou a “farsa” com a contratação de um mega-projeto, elaborado por empresa estrangeira (ou não), mas com inexigibilidade de licitação, sem qualquer justificativa aos dois arquitetos que haviam atendido ao apelo dos “(Des)organizadores” da Copa 2014. Para isso foi realizada uma Audiência Pública na Assembléia Legislativa, ocasião em que usei a tribuna e solicitei a exibição do projeto. Não apresentaram, mas juraram que ele existia. ERA A TERCEIRA MENTIRA.
Em 2009 foi muito “oba-oba”, festas, entrevistas – uma delas em que participaram o Dr. Moacyr, um representante da empresa que elaborou o estudo da Arena das Dunas e a Secretária Magnólia Figueiredo. Nesse dia a cidade assistiu a humilhação ao Doutor Moacyr, quando sistematicamente cortavam o seu pronunciamento e exageravam a participação dos outros entrevistados. ERA A QUARTA MENTIRA.
No ano em curso, por sinal ano de eleição, a coisa ficou no total deslumbramento. Todo mundo era o dono da idéia e chegaram a derrubar a Creche Kátia Fagundes como prova do início da execução do projeto da Arena das Dunas, exatamente no dia em que aqui chegaram os representantes da FIFA-CBF, mas “andou penerando, andou chuviscando, mas chover não choveu!” (Dorival Caimi). Não faltaram as advertências do Deputado José Adécio e do Engenheiro Adalberto Pessoa para o amadorismo dos gestores. ERA A QUINTA MENTIRA.
Passadas as eleições a coisa continuou no compasso da conversa, enquanto o Estado e o Município amargam drásticas situações na saúde, educação e segurança, com paralisações, falta de medicamentos, de médicos, de professores, de policiais, de presídios, sucateamento da cultura. A PPP falhou, foi para outro “PQ”. É A ATUAL MENTIRA. “E agora, José!”.
Vamos ser sensatos. Por que não construir um novo estádio em outro local, já indicado por inúmeros profissionais, sem a necessidade de atrasar o cronograma com alguns meses de demolição do complexo Machadão-Machadinho etc. e o gasto desnecessário de alguns milhões de reais. Na verdade, o destino futuro do referido complexo desportivo atual será a sua adaptação à absoluta necessidade viária, pois aquele local já comprova engarrafamentos e inviabilidade de mobilidade regular se algo não for feito para a solução.
Insistir no projeto da Arena das Dunas no local onde hoje estão o Machadão e o Machadinho (Ginásio Humberto Nesi) é um desatino, um erro, um deslumbramento e/ou a ganância de quem está vendo $$$$$$$ pela frente.
Repito: Qualquer empreendimento que seja alimentado pela MENTIRA está fadado ao fracasso.
DEUS, PÕE JUIZO NA CABEÇA DESSA GENTE, E A GALERA TE AGRADECE SENHOR!

Nenhum comentário:

Postar um comentário