domingo, 13 de junho de 2021

 

 


Minhas Cartas de Cotovelo – verão de 2021-28

Por: Carlos Roberto de Miranda Gomes

 

                Esta semana começou com muitas e intensas emoções – no dia 10 o início das solenidades comemorativas dos 150 anos de nascimento de TONHECA DANTAS, com muitas homenagens, que se prolongaram a até o dia 13, data do seu nascimento. Tive a honra de ser um dos agraciados com a Medalha que leva o seu nome.



            Durante as homenagens pude constatar instantes singulares, com reiteradas exibições da Filarmônica 11 de Dezembro, de Carnaúba dos Dantas, regida pelo Maestro Márcio Dantas, ressaltando-se Royal Cinema e A Desfolhar Saudades, peças que estão à altura de um Strauss, inauguração de uma escultura com o Maestro dos Sertões, entrega de Medalhas aos membros da Filarmônica o que, para mim, foi o maior ato de justiça aos que preservam os grandes compositores do Seridó e, particularmente, da Terra da Música, como doravante será oficialmente conhecida.





            Outra emoção foi a liberação da rampa que ergui, juntamente com Octávio Lamartine, para facilitar o acesso de pessoas deficientes/cadeirantes, à maravilhosa praia de Cotovelo, o que me reconfortou por constatar que, a proporção do seu uso está em 3 utilizadores da rampa para 1 da escadaria, sendo que a primeira foi aberta ao público há 48 horas e hoje foi uma verdadeira goleada. Sucesso. OBRIGADO, nosso propósito foi compreendido.

Mais uma emoção foi a gravação do meu amigo Renan II da música Canção de Amor, que é ponto importante do meu recente livro “Amor de Outono”, que dediquei à minha eterna THEREZINHA, precisamente no dia comemorativo do Dia dos Namorados, lembrando que nessa mesma data de 1997, eu tive um infarto quando dava aula na UnP, deixando minha família em polvorosa, sendo acudido pelos meus alunos, particularmente Soares (morador de Cotovelo), pelos médicos Maria José Pacheco, Itamar e sua equipe. Foi uma semana de muitas lágrimas.



 

Ademais de tudo isso, hoje é o Dia de Santo Antônio, da devoção da minha inesquecível esposa, data em que comemorávamos com todo fervor e amor, junto com nossos filhos. Pelas três da tarde, em minha varanda de Cotovelo - sempre a varanda, percorri meus olhos para o infinito e lá encontrei as nuvens brancas que ela dizia que deveria estar, ultrapassando os limites dos meus sentimentos e mergulhei numa saudade doida, de lembranças e lágrimas, mas também de alegria por saber que está num bom lugar por ser do seu integral merecimento.

Egoisticamente, pedi a DEUS que me permitisse, ainda que por um átimo de tempo, ter a sua presença além das nuvens. Mas não tive merecimento. Nada a reclamar – tudo a agradecer.

4 comentários:

  1. Belo depoimento sobre os eventos em comemoração ao Sesquicentenário de Tonheca Dantas, que conseguimos resgatar, além da divulgação de Carnaúba dos Dantas - A Terra da Música.

    ResponderExcluir
  2. Teve também o evento do CONSELHO ESTADUAL DE CULTURA, com palestraras sobre TONHECA DANTAS.

    ResponderExcluir
  3. Caríssimo Professor Carlos Gomes, como foi bom estar pertinho do canto sagrado de sua Terezinha.
    A energia de sua saudosa companheira, mesmo em memória, nos fez ter forças para fazer um evento de extraordinária grandeza em homenagem ao Maestro Tonheca Dantas.

    Assim como subimos, com sua valorosa colaboração a rampa da excelência nos eventos da efeméride pela memória do sesquicentenário do grande Tonheca Dantas, sua força e perseverança fez rampa também para os que buscam na águas da praia de Cotovelo um lugar de crescimento da alma.
    Gratidão!

    ResponderExcluir
  4. Prof. Carlos Gomes está sempre a nos ensinar.

    ResponderExcluir