domingo, 11 de agosto de 2019


       
TRÊS INSTANTES IMPORTANTES
Por: CARLOS ROBERTO DE MIRANDA GOMES, ESCRITOR

       Este domingo, 11 de agosto de 2019, temos a concentração de variadas efemérides - Dia do Advogado, comemoração nascida do fato de no ano de 1827, na época do recém-instituído Império Brasileiro, nessa mesma data, o então imperador Dom Pedro I haver autorizado a criação das duas primeiras faculdades do Brasil - Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco, e a Faculdade de Direito do Largo do São Francisco, em São Paulo.
                        
  Com o passar dos anos tornou-se necessário alforriar, além da independência política que fora conquistada, também a liberdade intelectual, através dos Cursos de Direito de Olinda, Recife e São Paulo, como verdadeira Carta Magna, que nos ofereceram os sempre lembrados Bacharéis Teixeira de Freitas, José de Alencar, Castro Alves, Tobias Barreto, Ruy Barbosa, o Barão do Rio Branco, Joaquim Nabuco, Fagundes Varella, dentre tantos. 

       Sob a influência da Revolução de 1930 foi criada a Ordem dos Advogados do Brasil, que teve como primeiro presidente o advogado Levi Carneiro, o qual a comandou por muito tempo, tendo por instrumento primeiro o Decreto nº 19.408, de 18 de novembro de 1930, que assim proclamava:

Art. 17. Fica criada a Ordem dos Advogados Brasileiros, órgão de disciplina e seleção da classe dos advogados, que se regerá pelos estatutos que forem votados pelo Instituto da Ordem dos Advogados Brasileiros, com a colaboração dos Institutos dos Estados, e aprovados pelo Governo.

    O Rio Grande do Norte foi um dos primeiros Estados a criar a sua Seccional, partindo da ideia do consagrado jurista Hemetério Fernandes Raposo de Mello, então Presidente do Instituto dos Advogados do RN, em reunião preparatória realizada no longínquo 05 de março de 1932, no prédio do Instituto Histórico e Geográfico, presentes os causídicos Francisco Ivo Cavalcanti, o Primeiro Presidente, Paulo Pinheiro de Viveiros, Manoel Varela de Albuquerque, Bruno Pereira e Manuel Xavier da Cunha Montenegro e oficialmente reconhecida em 22 de outubro do mesmo ano.

   Igualmente, também foi adotado como Dia do Estudante em razão de em data idêntica, no ano de 1937, ter nascido a União Nacional de Estudantes - UNE, que protege os direitos e deveres de todos os alunos do país.
  
      Além dessas duas comemorações, temos uma outra - Dia dos Pais, onde se oportuniza o transbordamento do amor filial, com o congraçamento da família no sentido da eternização do respeito e da união.

      Particularmente, este Dia dos Pais tem para mim um sentido diferente, pois é o primeiro que passo sem a participação da minha inesquecível THEREZINHA, que Deus convocou no dia 31 de março. Ela sempre foi a cerimonialista das datas importantes, mercê da sua missão exponencial de manter a família íntegra. Não deixaremos de comemorar, mesmo em outro tom, pois será mais uma oportunidade de renovação dos nossos votos de fraternidade.

    A propósito de "amor", o nosso consagrado Vicente Serejo, em sua coluna de hoje, procura contar uma "História de Amor", onde dá visibilidade às opiniões de autores consagrados e confessa que "um pobre cronista, creia, nunca tem fôlego para enfrentar o mar das grandes narrativas de amor."

       Abusando da nossa amizade, e com o necessário respeito, lhe afirmo que o verdadeiro amor, com o passar do tempo, amplia os sentimentos dos amantes, chegando a consolidar as vidas num só coração. E quando um dos protagonistas retorna à Casa do Pai, o amor não esmorece, se cristaliza.

       Realmente o rio continua a passar, mas a vida fica mais triste na vala da saudade, e o amor não se apaga, amplia o sentido exato do querer. Não há esquina, num domingo de lua, nas brasas de um cigarro que se esmaga contra no cinzeiro, num gesto de silêncio que foge pela quina de uma mesa de bar, que tenha o condão de abalar o elo que entrelaça os amantes pelo tempo sem fim. 

     Acaso alguém considere que o tempo apaga o amor - certamente ele nunca esteve presente em sua vida. Não é o caso do jornalista citado, que vive uma bela história de amor com Rejane.

        FELIZ DIA PARA TODOS - ESTUDANTES, ADVOGADOS E PAIS. COMEMOREM SEMPRE O AMOR!
E TUDO O MAIS VIRÁ POR ACRÉSCIMO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário