domingo, 10 de fevereiro de 2019

CUSTEI A ACREDITAR



UMA MANHÃ DE SOL EM NATAL

Por: Carlos Roberto de Miranda Gomes, escritor

           No sábado passado, dia 9, em meu passeio regular pelas ruas da cidade alta, com Thereza e Rosa, agora agregada Gabriela, ainda que bastante quente aquela manhã, tive momentos verdadeiramente de alegria e profunda saudade de Natal da minha juventude.
        
         Após o nosso tradicional lanche, saímos sem destino pelas calçadas, assimilando o calor humano da população ordeira de Natal, cumprimentando os amigos e vendo as novidades do comércio.

             Passando pelo outrora Café São Luiz, alguma coisa doeu no coração, quando então cruzamos com um senhor desconhecido - (ele devia saber quem eu era) - que informou: hoje é dia do clube do chorinho, atrás da velha catedral.

 

            Rosa já havia solicitado passar pelo Beco da Lama para ver os desenhos dos grafiteiros e lá nos encantamos com tantos belos trabalhos, pintados só por amor e lá tiramos algumas fotografias. Coincidentemente na caminhada encontramos o nosso Prefeito Álvaro Dias, que certamente fiscalizava as coisas da cidade - foi um encontro alvissareiro.
         
         Cumprida essa parte, fomos até o local do chorinho e, já de longe, o som nos atraiu alegremente. Ali fiquei a vontade, pois é o meu habitat  - o anexo do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, ao qual compareço quase todos os dias da semana.

           Ao chegar entrei logo no clima dos maravilhosos chorinhos tocados por uma plêiade de grandes instrumentistas, sob o comando firme e competente do nosso grande flautista, cantor e compositor Carlos Zens.


 




          A sombra da grande árvore que ali é conservada e uma brisa maravilhosa, que fazia a recuperação das forças dos caminhantes, ouvimos atentos alguns números executados por voluntários que ali prestigiam os encontros de pura música autenticamente brasileira.

        Saí dali com uma leveza de um jovem no início da maturidade e pensei comigo mesmo - será mesmo isso que está acontecendo em Natal? Ah! O Prefeito também passou por lá.

        Vamos institucionalizar esses encontros e fazer Natal voltar aos tempos ideais, dos encontros nas calçadas, da confraternização com amigos e conhecimento com novos.

       Senhor Prefeito, vamos prestigiar esse presente ao povo daqui e aos visitantes turistas. Isso é realmente uma ideia que merece todo o apoio e que lava a alma dos trabalhadores depois de uma semana de trabalho.
  
             A cidade volta a viver os velhos e bons tempos dos pardais nos verdes dos quintais.







5 comentários:

  1. Espetacular Dr. Carlos! isso sim que eh um passeio.

    ResponderExcluir
  2. Pai, vc sabe o qto amo ir a Cidade Alta com vc e mamãe, agora estou ainda mais feliz ao perceber que muitas pessoas estão valorizando os locais famosos, recuperando as casas antigas, compreendendo que é imprescíndivel para a nossa vida voltar a tantos lugares que curtimos qdo jovens e juntos com a família. Vamos continuar com nossos sábados maravilhosos. Te amo.

    ResponderExcluir
  3. Custa mesmo a acreditar. Este texto do prof. Carlos Gomes é um importante incentivo para ampliar a visita de tantos outros que valoriza a cultura, as artes... e precisa de experiências agradáveis para amenizar os dissabores da violência e das caminhadas difíceis para a sobrevivência.
    Li e reli, professor.

    ResponderExcluir
  4. Que olhar maravilhoso sobre Natal. Permita-me divulgar no meu blog.

    ResponderExcluir
  5. Tio Carlos, maravilhoso o movimento de vcs em frequentarem pontos históricos e pitorescos da nossa cidade, resgatando hábitos culturais como o de exaltar a poesia e a boa música. Tinhamos um Projeto maravilhoso que acontecia uma vez no mês, na lua cheia. Essa turma boa da boêmia Natalense, liderada por Lins Nôga e músicos como Carlinhos Zen puxavam o cordão pelas ruas da cidade alta, Seresteiros de primeira trazendo a história da música, fazendo uma romaria junto aos saudosos seresteiros ávidos e entusiastas do estilo musical que saiam percorrendo o centro da cidade e seus recantos famosos: Beco da lama, Grande Ponto... Esse evento era tudo de bom!!! Era! Não está se fazendo mais... Fico feliz em saber que temos pessoas preocupadas em fazer renascer um novo espaço contemplando Arte, música e história. Parabéns!!!!Me identifico muito com o movimento.

    ResponderExcluir