terça-feira, 8 de janeiro de 2019



CARTAS DE COTOVELO (VERÃO DE 2018/2019)

Por: Carlos Roberto de Miranda Gomes (nº 03)

        Começou um novo ano? ou simplesmente outra folha no calendário Gregoriano?[1]
            Não vi mudanças substanciais até agora, senão a troca de governos, posses e confirmação do cipoal de problemas e dívidas a saldar. Espera-se criatividade e inteligência.
            Tenho feito tudo para minimizar esses momentos desagradáveis, tentando moldar os meus convivas dentro de um ritmo que permita uma sobrevivência com dignidade e qualidade de vida, mas vejo, com tristeza, que os jovens estão à deriva, sem encontrar o Norte da existência, obrigando-me a buscar a transcendência da fé.
            Sou um negativista de carteirinha e não me arrependo, porque tenho conquistado sucessivas vitórias com este meu defeito, o qual não implica no meu trabalho, no fazer cotidiano, contrariando a essência desse sentimento pouco acolhido pela esmagadora maioria dos viventes.
            É difícil a convivência com os integrantes do círculo de amigos e de parentes, quando cultuamos, por inteiro, o propósito da racionalidade das ações e dos gestos.[2]
            Isto não quer dizer que não pratique, também, a espiritualidade. Esta estará sempre presente no que faço ou no meu silêncio.
            O ritmo de viver no tempo presente é constrangedor e traz sofrimento. Utilizo a meditação constantemente e nela mantenho colóquio com Deus ou com a Força Superior regedores do tempo, da natureza e da existência, que me apontam uma estrada.
            Não me lembro de um começo de ano tão cáustico e falso, quando remetemos mensagens protocolares do tratamento tradicional deste período de festas, enquanto o coração segue em descompasso com a razão.
            Tenho meditado, falado com Ele/Ela na busca do reencontro da esperança e da salvação da minh´alma. Estou na guerra e espero vencer mais essa jornada.
 (Cotovelo/Natal, 08 de janeiro).
______________________________

[1] O calendário gregoriano é um calendário criado na Europa em 1582, por iniciativa do papa Gregório XIII, com o objetivo de corrigir os erros do anterior calendário vigente, o calendário juliano. O calendário gregoriano é o calendário mais usado no mundo atualmente.

[2] Racionalidade é adotar os meios mais eficazes para atingir seus objetivos; é acertar sistematicamente. Alguém é racional se consegue o que quer sistematicamente ...


Nenhum comentário:

Postar um comentário