terça-feira, 4 de setembro de 2018



Caros confrades e confreiras. Assiste razão ao confrade Carlos Gomes quando conclama a todos para colaborarmos com a luta dos que a preservação da nossa memória cultural como o Instituto Histórico, a Academia de Letras, o Arquivo Geral do Estado e outras instituições que preservam a memória cultural. Vamos nos unir em prol desta causa e buscarmos juntos aos órgãos públicos e privados os meios para garantir a preservação do nosso acervo para prevenir que não sejamos alcançados por uma tragédia como a que ocorreu ontem no Rio de Janeiro, no Museu Nacional. Esta causa justifica a nossa luta. (Lúcio Teixeira - ALEJURN)


Triste 😔 vê a história do Brasil lapidada pelo fogo 🔥
Foi utilizado durante o Império do Brasil (1822-1889) como residência pela família imperial brasileira, desde a proclamação da independência do Brasil (1822) por Dom Pedro de Alcântara de Bragança, Príncipe Real do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves e, posteriormente, o primeiro imperador do Brasil como Dom Pedro I. Tendo antes sido utilizado como residência pela família real portuguesa, a partir de 1808, em decorrência do episódio conhecido como a transferência da corte portuguesa para o Brasil (1808-1822), seja como família real do Reino de Portugal ou do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves (1815-1822). Quando da chegada da Família Real ao Brasil em 1808, a Quinta pertencia ao comerciante português Elias Antônio Lopes, que havia feito erguer, por volta de 1803, um casarão sobre uma colina, da qual se tinha uma boa vista da Baía de Guanabara – o que deu origem ao atual nome da Quinta.
Inaugurado em 1818, o museu completou 200 anos em junho. Especializado em história natural, é o mais antigo centro de ciência do Brasil e o maior museu da América Latina (MENSAGEM)

Sim meus leitores, o sentimento que me envolve neste instante é de profunda tristeza, mas também de revolta, pois a tragédia já era anunciada em razão do pouco investimento para a manutenção de tão rico acervo - orgulho nacional, que agora virou cinzas. 
O fato trágico já ocorrera anteriormente e não serviu de alerta:

VAMOS ESTUDAR ESTRATÉGIAS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário