quarta-feira, 8 de novembro de 2017

SEMANA RICA EM HOMENAGENS E SOLIDARIEDADE



Dia 6 - Na sala Varela Barca da UFRN, foi realizado significativo ato de apoio ao Professor FRANCISCO BARROS DIAS, conforme reportagem da jornalista Daniela Freire, na coluna Grande Ponto::

Emoção. Foi com esse sentimento que os professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e da Academia de Letras Jurídica receberam o professor e advogado Francisco Barros Dias na noite desta segunda-feira (6). Amigos pessoais e colegas de profissão se reuniram para dar o testemunho de amizade e de vivência com Francisco Barros.

A reitora da UFRN, Ângela Maria Paiva, contemporânea da Casa do Estudante junto com Barros, também participou do momento e fez questão de ressaltar que estava presente não só como reitora, mas também amiga do professor e levou o seu abraço e de todo corpo acadêmico da Universidade. “Tenho certeza que muitos gostariam de uma oportunidade de te abraçar, então receba esse gesto de quem conhece sua história e acredita na sua honra. Vivemos em um estado, onde chegamos onde não poderíamos chegar, pois se condena, prende e oprime antes da defesa, mas acreditamos que vamos celebrar sua vitória”, disse a reitora.

O juiz federal Walter Nunes disse que Francisco Barros inspira gerações e faz parte da história da Justiça Federal. “Barros é um homem de reconhecimento nacional, deixando uma imagem positiva por onde passa e o qual sempre procurei seguir o exemplo de caráter e hombridade. Para além de qualquer princípio, sua honestidade não pode ser destruída”.

O renomado advogado Armando Roberto Holanda Leite destacou Barros como exemplo competência, correção e ética. Para ele, ser amigo de Barros é como ter uma condecoração no currículo. “Barros é um exemplo de que é possível crescer sem atropelar os outros e nem cometer gestos que possam ferir a fé de alguém. Ele dignifica a magistratura e a advocacia”.

Professores da área jurídica como Carlos Gomes, Ivan Maciel, Giuseppi da Costa (Procurador-Geral da UFRN); advogados e representantes do Ministério Público também marcaram presença e registraram a amizade, e o dever de justiça e lealdade ao advogado Francisco Barros Dias que, emocionado, agradeceu o apoio dos amigos.

O professor Carlos Gomes declarou ter sido uma honra ter participado de vários cursos da escola LatoSensu ao lado de Dr Barros. “O último curso ficou marcado como o canto do cisne. O que muito me envaidece”.

“Agradeço de todo o coração esse apoio que me faz sentir recarregado de forças para enfrentar os desafios. Para mim é uma emoção ver aqui as figuras mais expressivas da minha vida e que são minhas referências. Não tem sido fácil. Me defender do que não aconteceu é a pior coisa do mundo. Como na época da ditadura, sem poder falar e conversar com ninguém”, disse Francisco Barros, que encerrou dizendo que não vai decepcionar os amigos e familiares e que sua inocência será provada.

COMENTÁRIO DO PROFESSOR IVAN MACIEL DE ANDRADE:


    "Participei ontem à noite de um encontro que reuniu grande número de amigos do conceituado jurista, magistrado aposentado e brilhante professor do Curso de Direito da UFRN — Francisco Barros Dias. Não falei na ocasião, como vários fizeram — dizendo belas e justas palavras de enaltecimento das qualidades morais e intelectuais de Francisco Barros e com ele se solidarizando. Minha presença significou tudo o que foi dito e algo mais que eu talvez pudesse dizer. Mas significou sobr...etudo a afirmação de que manterei inabaláveis a amizade e a admiração que tenho por Francisco Barros seja qual for o resultado do processo movido contra ele. Nos estranhos tempos atuais, a presunção de inocência passou a ser menosprezada e tida por muitos como artifício, evasiva ou retórica de advogado; a acusação de delatores como prova cabal de culpa; o linchamento sensacionalista e sádico da mídia como julgamento final de acusados — que não tiveram ainda sequer a oportunidade de se defenderem. Pode essa minha atitude não ter qualquer importância para os que acompanham o desdobramento dos fatos relativos a esse caso. No entanto, tem muita importância para mim, pela coerência mantida com os critérios que orientaram até hoje minhas ações e decisões ao longo da vida."

Dia 7 - Na Comunidade de Pium-Cotovelo, foi recepcionado o jovem atleta CARLOS HENRIQUE,  do Projeto Attitude, vencedor de duas Medalhas de Bronze No Pan Americano de Judô de Lima-Peru, categorias Sub 13 e Sub 15, que foi acompanhado pelo seu treinador ALEX. PARABÉNS.
Na chegada foram recepcionados pela população, Sinfônica de Pium, parentes e amigos:
  


 


Dia 7 - O arquiteto MOACYR GOMES DA COSTA foi homenageado pela UNIFACEX, em razão da sua obra arquitetônica na cidade de Natal:


Dia 7 - Posse muito prestigiada do estimado DALADIER PESSOA CUNHA LIMA, na cadeira 3, da Academia Norte-rio-grandense de Letras, conforme registros fotográficos enviados por Lívio Oliveira e Tereza Neuma:

                                               

 







Nenhum comentário:

Postar um comentário