domingo, 16 de novembro de 2014

TRÊS PITADAS DE CIRO TAVARES


            CAMINHOS APALACHIANOS

Ciro José Tavares.

“Pafos é seu destino, onde sua rainha

Deseja enclausurar-se e nunca mais ser vista.”

William Shakespeare, in Vênus e Adônis.

 

Estou sendo catapultado para o outro lado do dia

e dou os primeiros passos na subida esperando-te.

Vem, confia, deixa-me enlaçar tua cintura e não ferirás

os pés nas estreitas veredas pedregosas das prolongadas

 depressões que nos atemorizam depois de superadas.

Vem contemplar no vértice da estrela nascente tua face,

a coreografia no bailado dos cabelos agitados pelos ventos.

Vem. No alto, ao descobrirmos nossas almas inconfessáveis

saberemos que as vidas, entre nós dois, serão  silenciosas.

Agora que chegaste ao teto do mundo repara. E pergunta:

Quem realmente sou submetido à grandeza desse céu escampo?

Vem, aurora sangra ao sol e entre nós dois sangram tardes sem fim.

Vamos, lado a lado, regressar.  Aqui nada nos consola. Na planície espero

o adeus sem lágrimas e faço a promessa de esquecer-te na saudade.

 
 
 
  ESSA NUDEZ NÃO SERÁ CASTIGADA
 
                            Ciro José Tavares


Há uma mulher nua andando pelas ruas.
Há uma mulher despida resplandecendo nas calçadas.
Há uma mulher nua iluminando com a claridade do seu corpo homens solitários.
As ruas estão enlouquecidas e nenhum mendigo vem acobertá-la com seus trapos.
Uma mulher nua, nas ruas, nas calçadas espera o plenilúnio para vestir-se estrela
alucinada e sumir no universo nos braços de um cometa.
 

DE SOMBRAS 

 
De  onde está vindo o silêncio desses passos
despertando minha quietude debruçada na poesia? 
Ergo-me para encontrá-los e somem enigmáticos.
Quem anda tão doce sobre a terra e como o sol
passa veloz pelas vidraças das janelas, até afugentando
pássaros que se recolhem sob estrela vespertina? 
De onde chegam essas sombras parecidas
réstias de luas fugidias diante dos meus olhos?
Revela-te. Emerge do interior desse lusco-fusco,
e vem, anjo ou demônio num corpo de mulher .
São os teus receios que me abandonam no vazio?
Confessa sombra inalcançável o medo do amor.
Evola-se na escuridão a esperança de saber 
quem realmente és, e porque me atormentas.
Fico no vazio, nas mãos apenas os meus livros.
Como sombras não regressam deixo –te minha ausência no poema.
 
 
(Ciro  José  Tavares)  
 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário