quinta-feira, 17 de outubro de 2013

  Imagem Interna
A ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL, Seção do Rio Grande do Norte, perde um dos seus mais valorosos baluartes.
HÉLIO XAVIER DE VASCONCELOS, natural de Macaíba, o filho de Salomão Lima de Vasconcelos e Maria de Vasconcelos, nasceu no dia 26 de novembro de 1932. Cursou Direito na Universidade Federal do Rio Grande do Norte na turma de 1961. Foi ele que representou o corpo discente na Cerimônia de instalação da Universidade.
Teve uma trajetória brilhante na Instituição, sendo o seu Presidente no período 1993-1995, com registro de vários importantes feitos.Durante sua gestão recebeu a medalha “Djalma Marinho” e fez questão de dividi-la com a própria OAB/RN.


Na gestão do advogado José de Ribamar de Aguiar foi designado para compor comissão para processar estudos preliminares no sentido da criação da Escola Superior de Advocacia (ESA), tendo como companheiros integrantes os colegas  Francisco de Assis Câmara, Hérbat Spencer, Giuseppi da Costa e Marcelo Navarro Ribeiro Dantas.


Na administração de Carlos Roberto de Miranda Gomes, a ESA começa a ser estruturada sob a batuta do seu diretor, advogado Hérbat Spencer, tendo recebido a denominação de Escola Superior de Advocacia  Dr. João Medeiros Filho, em homenagem a esse extraordinário causídico. No entanto, a sua formatação legal só aconteceu na gestão de Odúlio Botelho, com a sua regulamentação, que foi aprovada em 14/11/1991 pela Resolução nº 003/91.

Daí em diante, todos os presidentes passaram a investir na Escola, em particular Hélio Xavier de Vasconcelos que deu especial atenção à Escola Superior de Advocacia, levando-a ao interior através de Adilson Gurgel de Castro como Diretor da ESA. Na nova administração Adilson Gujrgel, foi eleito diretor da ESA o advogado Noel Pinheiro Bastos, que a dinamizou, apresentando um plano de atividades para a ESA com vistas à Semana do Advogado. No final da gestão foi registrada a excelente atuação da Escola Superior de Advocacia.


A administração Hélio Xavier priorizou, também, a defesa das prerrogativas, a luta contra a violência policial e deflagração da campanha para a melhoria da prestação jurisdicional, quando realizou um histórico movimento defronte ao Fórum Judiciário que funcionava no antigo Grande Hotel, na Ribeira, quando então tem início o movimento para a construção do Fórum Miguel Seabra Fagundes. Nesse ato público trouxe a Natal representante do Conselho Federal.

A cerca de 11 anos estava acamado, contando com os cuidados e carinho de Hilda e seus familiares, completando o seu ciclo de vida terrena, praticamente no dia do Professor deste ano de 2013, profissão que também exerceu com brilho e dignidade,  



Nenhum comentário:

Postar um comentário