segunda-feira, 8 de novembro de 2010



VIVAS AO BICENTENÁRIO DE NISIA FLORESTA BRASILEIRA AUGUSTA, EM 12-10-2010, AINDA A FESTEJAR BEM MAIS.
Estamos quase às vésperas do encerramento de 2010, o ano do bicentenário da pioneirista em defesa da mulher e de outras causas - Nísia Floresta Brasilerira Augusta. Muitos festejos para nossa potiguar, pela Prefeitura de Natal, com a Funcarte na dianteira, além das instituições de Ensino e Cultura de Natal, com evento sobre a obra dessa notável norte-riograndense.

No dia 11 de novembro a Aliança Francesa de Natal sediará mesa redonda às 19h30. Dia 18 de novembro haverá a abertura da exposição fotográfica da homenageada, cartazes e impressos sobre a vida e obras da honrosa potiguar, na FARN.

Nísia Floresta escreveu sobre vários temas, mas, com rara exatidão e destaque, deu enfoque à MULHER que hoje vê sua classe prestigiada, bem ao contrário do passado, com tantas restrições, preconceitos e absurdas limitações.

Não poderia deixar de lembrar essa ilustre nordestina - Nísia Floresta - que tanto sonhou com um mundo melhor e mais justo para as mulheres.

Citações de Nísia Floresta:

“Eu digo mais, não há ciência, nem cargo público no Estado, que as mulheres não sejam naturalmente próprias a preenchê-los tanto como os homens”. (Direitos das mulheres e injustiça dos homens, 1832)

“Por que o nosso sexo não será ao menos capaz de preencher os postos subordinados de Ministros de Estado, Vice-Rei, Governadores, Secretários, Conselheiros privados e Tesoureiros? Ou por que não poderão elas, sem ser admirável, serem Generais de Exército ou Almirantes de Esquadra?” (Direitos das mulheres e injustiça dos homens, 1332)

“A esperança de que, nas gerações futuras do Brasil, elas assumirão a posição que lhes compete, nos pode somente consolar de sua sorte presente”. (Opúsculo humanitário, 1853)

NISIA FLORESTA
_____________
FONTE: BLOG DE LÚCIA HELENA

Nenhum comentário:

Postar um comentário