JOÃO E IVAN
Dois irmãos, duas vocações despertadas para o estudo e a aplicação do direito. Quero me referir aos desembargadores aposentados do Tribunal de Justiça João Meira Lima e Ivan Meira Lima. Nasceram em Macaíba, filhos de Francisco Meira Lima e de Isabel Meira Lima. João é da turma de 1955, da Faculdade de Direito do Recife e Ivan da nossa tradicional Faculdade da “Ribeira” do ano de 1960. Os meninos de seu Chico Meira tinham agora pela frente um longo caminho a percorrer. Haviam triunfado sobre as dificuldades que permearam suas vidas e estavam conscientes do enfrentamento de novos desafios. Após passarem por funções burocráticas atingiram finalmente a raia da carreira jurídica, entre os anos de 1957 e 1961.
João Meira Lima o mais velho, começou como juiz de direito de primeira entrância em Apodi (1957) e, a partir daí, continuou a servir com retidão e probidade nas comarcas de Santana do Matos, Currais Novos, João Câmara, Assú e Natal até ser promovido por antiguidade para o cargo de desembargador em 24 de abril de 1987. Na Suprema Côrte de Justiça do Rio Grande do Norte exerceu inúmeros cargos: diretor do Fórum, corregedor geral da Justiça por duas vezes, além de ter servido ao TRE como juiz (dois biênios) e como desembargador, corregedor eleitoral, vice-presidente e presidente.
Além da magistratura, o desembargador João Meira Lima, quando jovem, dedicou-se ao jornalismo, trabalhando no Diário de Natal e O Poti como repórter, na primeira turma de redatores, tendo como chefe, o escritor Américo de Oliveira Costa e o ensaísta Edgar Barbosa.
Dedicou-se ao magistério secundário e superior, lecionando nos seguintes colégios: Colégio Sete de Setembro, Escola Doméstica de Natal, Escola do Comércio de Natal; no ensino superior: Faculdade de Sociologia da Fundação José Augusto (História Econômica e Social Geral), Curso de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Ciências Políticas). Aposentou-se em 1991.
Foi casado com a Sra. Maria Teresa Ribeiro Dantas Meira Lima, com quem teve os seguintes filhos: Maria Eugênia Ribeiro Dantas Meira Lima, Ricardo Ribeiro Dantas Meira Lima e Eduardo Ribeiro Dantas Meira Lima.
É grande dignitário da Maçonaria no Rio Grande do Norte.
Ivan Meira Lima foi nomeado juiz de direito de primeira entrância da comarca de São Rafael em 1961. Em seguida, ocupou as comarcas de Cruzeta, Lajes, Areia Branca, à pedido, foi removido para Lajes e em seguida, da mesma forma, para Nova Cruz, passando ainda por Currais Novos, Natal, chegando a desembargador, por merecimento, em 1984.
Serviu ao Tribunal Regional Eleitoral - TRE na classe de Desembargador (1989-91), onde foi corregedor eleitoral, vice-presidente e presidente por duas vezes. Além da magistratura, o desembargador Ivan Meira Lima dedicou-se ao magistério superior, lecionando as disciplinas de Direito Processual Civil e Direito Eleitoral no curso de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. No Tribunal de Justiça, exerceu diversos cargos de direção: 1 - Vice-Presidente (26/11/1986). 2 - Presidente do Tribunal de Justiça no biênio 1995-96. Em sua gestão traçou e cumpriu as seguintes metas: 1 - Reativar a Escola Superior da Magistratura ESMARN. 2 - Criar o Juizado de Pequenas Causas. 3 - Criar mutirão da justiça (Portaria 182/95). 4 - Informatizar todo o Tribunal.
Foi casado em primeiras núpcias com a Dra. Maria de Lourdes Assi Meira Lima, tendo enviuvado, e com quem gerou os seguintes filhos: Dra. Adice Assi Meira Lima, Dr. Francisco José de Assi Meira Lima e Dra. Izabella Assi Meira Lima. Hoje estabeleceu união estável com a Sra. Edna Ubarana.
Os traços biográficos aqui elencados precedem dos comentários que fiz, sobre ambos no ensejo em que atingiram a compulsória no exercício da magistratura no Rio Grande do Norte.
(*) Escritor
Nenhum comentário:
Postar um comentário